Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Vida a dois engorda?

28/04/2013

"Vida a dois engorda?

Pesquisa com 169 casais constata que satisfação maior no casamento gera mais peso

Uma pesquisa realizada pelo departamento de Psicologia da Universidade Southern Methodist, nos Estados Unidos, veio constatar uma máxima que, certamente, a maioria das pessoas já ouviu em algum momento das suas vidas: "casar engorda". O estudo, publicado em março na revista científica Health Psychology, foi feito com 169 recém-casados (de primeira viagem) que foram pesados regularmente durante um período de quatro anos.

De acordo com a psicóloga Andrea Meltzer, coordenadora da pesquisa, os cônjuges mais satisfeitos com seus casamentos foram os que ganharam mais peso ao longo do tempo. Já os casais que se disseram menos satisfeitos ganharam menos peso. Com isso, os pesquisadores concluíram que a explicação para o ganho de peso seria o fato de os casados, principalmente os mais felizes, diminuírem os cuidados com o corpo, já que não precisariam mais atrair outras pessoas para um relacionamento.

Para os pesquisadores, os resultados desafiam a noção de longa data de que relacionamentos de qualidade são sempre benéficos para a saúde, afinal a obesidade está relacionada a uma série de doenças. Pesquisas anteriores indicavam que a satisfação no matrimônio induzia os casais a se cuidarem mais, como ir ao médico regularmente e tomar os remédios na hora certa.

Casados há cinco anos, a historiadora Paloma da Costa Braga, de 26 anos, e o comerciante Diego Severo, 31, não fogem à regra. Ele foi quem ganhou mais peso, passando dos 86 quilos para os atuais 125 quilos, e ela dos 47 quilos para os 60 quilos. O casal, porém, discorda da principal causa apontada pelo estudo para o aumento na balança. Para eles, não houve descuido com o corpo, mas mudanças nos hábitos alimentares propiciados pela vida a dois.

"Ele morava sozinho e se alimentava muito mal. Já eu era muito magra e hoje estou satisfeita com meu corpo. Não somos neuróticos com a aparência, mas não deixamos de nos cuidar. Acredito que outros fatores tenham contribuído para o ganho de peso, principalmente dele, como a genética e o estresse. Eu emendei o mestrado na faculdade e ele estuda e trabalha", observa.

Diego concorda: "Eu realmente comia mal, minha geladeira estava sempre vazia. Hoje, vivo a tranquilidade do casamento, de ter o que comer em casa. Não concordo com a pesquisa porque sugere que toda pessoa que engorda se descuidou, como se todo gordinho fosse feio. Pelo contrário, sou até mais vaidoso que antes. Existem outros fatores que levam à obesidade", ressalta ele, que faz acompanhamento médico há três meses e já emagreceu sete quilos.

SEM GENERALIZAR

O psiquiatra e professor da UFF Daniel Pagnin concorda que, naturalmente, os casais mais seguros em suas relações têm mais chance de se acomodar, inclusive na questão da vaidade, mas acredita que se deve levar em conta a vida anterior à união de cada um.

"Se antes a pessoa não tinha hábitos alimentares regulares, comia mal, teoricamente, é natural que após o casamento haja um ganho de peso".

Já a nutricionista do grupo Vigilantes do Peso, Sônia Almeida, vê na convivência mais constante um caminho sim para o relaxamento dos cuidados com o peso.

"Alguns velhos hábitos retornam: não tomar café da manhã para ficarem mais tempo juntos; jantares românticos enquanto põem a conversa em dia; demoram mais nas compras buscando alimentos que proporcionam ou prolongam o prazer, como sorvetes, bebidas alcoólicas, doces; consomem mais petiscos enquanto ficam em casa vendo TV. A mulher também, muitas vezes, sacrifica a ida à academia para cuidar da casa", aponta Sônia, que dá algumas dicas para os recém-casados evitarem o ganho de peso: manter o hábito da academia; fazer caminhadas juntos; abastecer a casa com alimentos saudáveis. "O ideal é introduzir um plano de vida saudável desde o começo da vida a dois", frisa."

Fonte: Cofen.com

Imagem: Suadieta.com.br