Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Vacinação contra gripe A começa em abril com a meta de alcançar 27% dos gaúchos

27/03/2013

"Vacinação contra gripe A começa em abril com a meta de alcançar 27% dos gaúchos

Ministro da Saúde anunciou campanha nacional entre 15 e 26 de abril
Enviar para um amigo

Diminuir fonteAumentar fonte
Angélica Sattler

angélica.sattler@gruporbs.com.br

O Rio Grande do Sul abrirá a campanha nacional de vacinação contra Gripe A, em 15 de abril, com 3.185.020 doses disponíveis, 1,25 milhão a mais em relação ao começo da mobilização no ano passado. A nova meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 2,9 milhões de pessoas.

Apresentada nesta terça-feira, em Brasília, pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha a campanha nacional irá de 15 a 26 de abril, tendo no dia 20 o auge da mobilização, com o chamado "Dia D". Em comparação a 2012, a campanha começará três semanas mais cedo.

No total, o governo federal pretende imunizar 39,2 milhões de brasileiros, dentro dos grupos de risco: gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, presos, profissionais de saúde, mulheres até 45 dias após o parto, além de doentes crônicos que neste ano terão acesso ampliado aos postos de saúde.

Neste ano, o país terá 42,9 milhões de doses da vacina, 30% a mais do que na mobilização anterior, alta que permitiu o reforço nas doses para os gaúchos, que registraram 67 mortes causadas pelo H1N1 em 2012. É justamente nos Sul do país, que concentrou a maioria dos óbitos, e nos Estados do Sudeste que o ministério concentrou seus esforços.

— As regiões Sul e Sudeste são prioridades, pois têm um inverno mais rigoroso e possuem populações mais idosas — explicou o ministro Alexandre Padilha.

Para qualificar a campanha, o ministério tem realizado reuniões com os Estados do Sul. Na semana anterior, houve um encontro em Porto Alegre, que será repetido em Curitiba e Florianópolis. A intenção é melhorar o acesso às vacinas e a indicação rápida do tamiflu, medicamento que precisa ser aplicado 48 horas após a identificação dos primeiros sintomas da gripe A.

Chefe da divisão de vigilância da Secretaria Estadual da Saúde, Marilina Bercini ficou satisfeita com o reforço nas doses e no começo mais cedo da vacinação, duas semanas antes de maio, mês que marca o pico de circulação do vírus H1N1.

— Seria interessante vacinar na primeira semana de abril, mas existe uma questão de logística, de produção das vacinas nos laboratórios. Por isso, queremos que as pessoas procurem os postos de saúde logo no início da campanha — frisa Marilina."

Fonte: Zerohora.clicrbs.com

Imagem: 4.bp.blogspot.com