Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Um ano de investimentos na Saúde

31/12/2012

Um ano de investimentos na Saúde

Secretaria Estadual divulgou balanço das ações realizadas na área em 2012

Widio Joffre/Arquivo Folha ANTÔNIO Carlos Figueira comemorou, sobretudo, o aumento do número de leitos

Às vésperas de 2013, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou a publicação Balanço de Gestão - 2012, que mostra as ações feitas no decorrer deste ano. Entre os principais avanços apontados no livro está a ampliação de leitos hospitalares, que hoje são 676 a mais, em relação a 2011, sendo 98 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também figura entre as melhorias a redução da mortalidade infantil e a queda de 24% nas mortes por acidentes de trânsito. Ao todo, para realizar essas e outras ações, como as reformas, construções, aquisição de equipamentos e custeio da rede foram investidos, segundo a SES, R$ 3,5 bilhões.

Para conseguir a ampliação do número de leitos foi preciso reformar as 14 unidades próprias do Estado e firmar convênios com outras 13 instituições particulares, que este ano passaram a receber pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O ranking dos que mais abriram vagas de internamento, em 2012, é liberado pelo Hospital do Câncer, com 52 unidade, seguido pelo Hospital da Restauração (45) e o Hospital Regional do Agreste (39), em Caruaru.

Com a inauguração dos novos 676 leitos, a Secretaria de Saúde passou a administrar 9.288 deles, sendo 1.082 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com essas ampliações tornou-se possível aumentar também a realização das cirurgias, já que foi preciso contratar, para gerar os novos espaços, 525 profissionais de saúde, sendo 83 médicos convocados de concurso.

"Conseguimos esse significativo aumento de leitos mesmo sem ter havido inaugurações de novos hospitais em 2012, mas somente com as reformas da rede existente. E o que é mais importante, sem ter havido paralisação ou transtorno aos pacientes e profissionais. Isso, em saúde, é como trocar os pneus com o veículo em movimento", disse o secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, por meio de sua assessoria de Imprensa.

O secretário de Saúde lembrou ainda que pelo sexto ano consecutivo o Governo Estadual cumpriu a Emenda Constitucional 29, que prevê a aplicação de 12% do orçamento do Estado na Saúde. Este ano, portanto, foram investidos R$ 500 milhões no setor, além do que determina a Constituição. Para 2013 a expectativa para a saúde pública estadual é ainda melhor devido à inauguração dos hospitais municipais de Água Preta, Barreiros e Jaqueira, que foram reconstruídos após a enchente de 2010 que atingiu a Mata Sul.

Faz parte da prioridade da SES, em 2013, a construção de 12 UPAs Especialidades em todo o Estado. Elas contarão com especialidades médicas difíceis de encontrar no Interior, como mastologia, gastoenterologia e dermatologia. No segundo semestre do próximo ano, também deve começar a funcionar o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, que será a maior unidade do Interior de Pernambuco.

Fonte: Cofen.com

Imagem: Marifuxico.blogspot.com