UFSC aprova por unanimidade prestação de contas e Relatório de Gestão 2017
28/03/2018
O Conselho Universitário reuniu-se na terça-feira (27 de março), no Laboratório de Educação a Distância (LED), para avaliar e aprovar a prestação de contas e o Relatório de Gestão do exercício de 2017 da UFSC. O único ponto de pauta da sessão ordinária foi requerido pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), responsável pela produção das análises, e relatoria do conselheiro Fabrício de Souza Neves. O presidente do CUn, Ubaldo Balthazar, solicitou que o assunto fosse avaliado em regime de urgência por conta do prazo de envio para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Primeiramente foi aberto espaço para o presidente da Comeleufsc, Paulo Rizzo, que repassou os informes da Comissão Eleitoral sobre a consulta pública para Reitor da UFSC, que será realizada nesta quarta-feira, 28 de março. Lembrou que as condições dessa reunião do CUn é reflexo da consulta pública, já que a Sala dos Conselhos já está sendo utilizada para os procedimentos de amanhã.
São quase 35 mil eleitores, número maior que em muitos municípios do estado, com urnas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 64 sessões eleitorais no campus Florianópolis, bairro Trindade e Itacorubi, e nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. Nesta segunda-feira foi realizado treinamento de mesários com participação de mais de 400 pessoas, e hoje, nos campi. Agradeceu o esforço das direções das unidades em ajudar na composição das equipes e reforça que o resultado está sendo bem positivo.
Rizzo alertou que, para qualquer eventualidade, haverá plantão da Comeleufsc, na Sala dos Conselhos, onde será feita no final do processo a apuração. Os trabalhos serão transmitidos por telão no Auditório da Reitoria. A TV UFSC e a Agência de Comunicação (Agecom) também farão cobertura e divulgação institucional dos fatos. “Que o dia seja tranqüilo e que haja uma boa mobilização para a eleição de amanhã”, desejou.
O conselheiro Fabrício fez a leitura do parecer e apresentou de forma geral o ciclo financeiro da UFSC. O documento cita que a Universidade tem a obrigação de apresentar à sociedade e aos órgãos de controle, nos termos do Art. 70 da Constituição Federal, a prestação de contas anual.
No espaço aberto para perguntas, o conselheiro Carlos Antonio Oliveira Vieira fez alguns apontamentos sobre a falta de alguns dados no relatório no sentido de melhorar e evitar qualquer vulnerabilidade.
O secretário Vladimir Fey agradeceu aos setores responsáveis pelo trabalho intenso. Lembrou que, somente no final de março, o TCU enviou as orientações para a preparação do relatório. O entendimento do órgão para a maioria das universidades federais é que a aprovação do relatório seja feita somente pelo Conselho de Curadores. Aqui na UFSC, também no CUn.
Com os ajustes dos pequenos acréscimos pontuados pelo conselheiro Carlos e aceitos pelo relator e pelo secretário, o parecer foi aprovado por unanimidade.
Confira os pareceres e o Relatório de Gestão de 2017:
Parecer sobre Prestação de Contas 2017
Parecer Auditoria Interna (Audin)
Fonte: UFSC
Texto: Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC