Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Treinamento para o SAMU

06/03/2014

"Técnicos em enfermagem, enfermeiros e condutores das ambulâncias recebem treinamento em primeiros atendimentos pré-hospitalares
Diário do Sudoeste Dayanne do Nascimento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está atuando na região Sudoeste há cerca de um ano. Neste período, já realizou um total de 35.235 atendimentos. Apesar de toda a eficiência das equipes em chegar aos locais e prestar o socorro necessário às vítimas com êxito, existem certas situações que demandam os primeiros atendimentos de forma imediata, antes mesmo da chegada da equipe do Samu ao local. Nesses casos, as equipes de saúde dos municípios desempenham um papel fundamental, e quando munida dos conhecimentos necessários podem efetuar os primeiros cuidados com as vítimas e agilizar o salvamento.

O Samu vem realizando treinamentos nos municípios da região por entender a importância de que os profissionais que atuam na área da saúde tenham conhecimentos necessários para efetuar os primeiros atendimentos às vítimas. O coordenador geral de enfermagem do Samu, Gerson Luiz Leonarski, comentou que a iniciativa surgiu da necessidade de ampliar o número de socorristas, principalmente nos municípios que não tem base do Samu. “Nós sabemos que não tem ambulâncias do Samu em todos os municípios, então veio à ideia da coordenação junto com os médicos, de irmos até esses locais e ensinar nossos conhecimentos”, disse.

Leonardo falou também que esses treinamentos começaram a ser realizados há cerca de oito meses, e vários municípios já participaram. Geralmente o público alvo são os técnicos em enfermagem, enfermeiros e os condutores das ambulâncias. Contudo, profissionais de outras áreas da saúde, como os servidores que atuam no Programa Saúde da Família (PSF), também costumam participar.

“As equipes da PSF costumam fazer uma boa divulgação do trabalho do Samu, como o acionamento dos atendimentos, por exemplo. E é importante, porque essas equipes costumam ter acesso aos locais mais afastados dos municípios”, observou.

Ensinamentos

Os treinamentos costumam ser ministrados pela equipe do Samu, formada por técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores das ambulâncias. São repassados conhecimentos que incluem todo o suporte básico e avançado ao salvamento de uma vida. “Esses dois cursos são de grande importância no pré-hospitalar, pois abordam todas as situações de socorro às vítimas para que elas sejam socorridas e levadas para o hospital da melhor maneira, dentro das técnicas de resgate e salvamento”, relatou Leonarski.

O treinamento costuma ser realizado aos sábado, conforme disponibilidade de horários das equipes do Samu. Tem duração de oito horas, sendo quatro reservadas para a parte teórica e quatro para a prática, como pranchamento da vítima, retirada de veículo, socorro à vítima de queda de moto, entre várias outras situações traumáticas, que podem acontecer em acidentes.

“Muitas vezes as equipes dos municípios tem apenas o conhecimento básico e, pela falta de um conhecimento maior, podem acabar prejudicando uma vítima durante o atendimento. Então, nesses treinamentos, nós também mostramos os riscos de sequelas [de um atendimento mau feito], a melhor maneira de estabilizar a vítima e os equipamentos básicos para fazer os atendimentos”, explicou o coordenador. Durante os treinamentos, a equipe do Samu também aproveita para informar a necessidade de ter os equipamentos básicos para os salvamentos, orientando as secretarias municipais de saúde para que elas os adquiram.

Como solicitar os treinamentos

Alguns municípios da região, como São João, Sulina, Saudade do Iguaçu, Bela Vista da Caroba, Pinhal de São Bento, Cruzeiro do Iguaçu, Bom Jesus do Sul e Honório Serpa, já realizaram os treinamentos. Em março, o município de Bom Sucesso do Sul também vai participar, mas a data ainda não está definida. Os municípios que tenham interesse em oferecer o treinamento à sua equipe podem entrar em contato com o Ciruspar pelo telefone (46) 3902-1338 e oficializar o pedido, para então agendar uma data viável para a equipe do Samu e do município.

Fonte: Diário do Sudoeste
Imagem: Prefeitura de Valença