Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

SUS avança na gestão para situações de desastre

10/10/2012

"SUS avança na gestão para situação de desastre

Outubro 9, 2012 em BLOG por paulatorrestrivellato

O fortalecimento da capacidade do Sistema Único de saúde (SUS) de atuar em desastres naturais foi destaque na abertura do quarto Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres, realizado nesta terça-feira (9). O diretor do Departamento de Saúde Ambiental e saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco destacou o avanço no enfrentamento de situações de desastres naturais e apontou a importância da participação dos estados, que estão adotando novos mecanismos de organização, contribuindo para pronto atendimento e a preparação para essas situações de risco.

Para Guilherme Franco Netto, a capacidade de organização das secretarias estaduais e municipais de saúde contribui para a melhoria na capacidade de resposta à população. “Hoje, temos realidades em que o nosso papel passa a ser o de organizar uma retaguarda para mobilizar a articulação das secretarias nos estados. Quanto mais essa decisão é descentralizada e reafirmada junto aos gestores e a sociedade, com certeza melhora nossa capacidade de resposta”, completou.

Para aperfeiçoar o atendimento da área de saúde em situações de desastres, a atuação do Ministério começou a se fortalecer desde a implantação do Programa de Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres). Várias iniciativas como a instituição de um kit de medicamentos e insumos estratégicos para atendimento aos municípios atingidos por desastres; realização de treinamentos; elaboração de material de orientação e educação em saúde, tanto para profissionais de saúde quanto para a população para fortalecer a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) em emergência decorrente de desastres.

APOIO – A instituição da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) contribui para o fortalecimento da resposta do setor saúde em situações de desastres. Com a criação da FN-SUS, em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais podem contar com equipes especializadas para o atendimento às necessidades identificadas nos locais atingidos por algum tipo de desastre. “Já estamos percebendo um resultado significativo de organização, incluindo o Pacto Interfederativo do Sistema de Saúde. Os estados estão assumindo a organização e contribuindo para a capacitação da resposta para essas situações”, disse Franco.

DEBATE - O seminário para comemorar o Dia Internacional para a Redução dos Desastres de Origem Natural e a Semana Nacional de Redução de Desastre, promover até esta quinta-feira (11), a troca de conhecimento e experiências para fortalecer a capacidade de atuação do SUS para reduzir os impactos e efeitos dos desastres naturais sobre a saúde humana.

O encontro está sendo organizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)."

Fonte e Imagem:Blog Saúde Brasil