Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Solução para melhorar a saúde

05/09/2012

Solução para melhorar a saúde

Recentemente, a revista TIME realizou uma pesquisa sobre mobilidade com pessoas de todas as idades e rendas em oito países. Diversas informações e casos interessantes foram identificados, porém um uso de mensagens móveis me chamou mais a atenção - em Uganda, o SMS salva vidas.

O cenário

O sistema de saúde em Uganda é bastante precário: faltam médicos, existem apenas 131 hospitais para 35 milhões de pessoas e crianças morrem de doenças tratáveis, como a malária. Buscando soluções para esses problemas, o Ministério da Saúde, em parceria com diversas ONGs, criou um modelo no qual voluntários atuam em pequenas clínicas públicas localizadas em inúmeros vilarejos, tratando as doenças com os devidos medicamentos.

Apesar da boa ideia, muitas vezes os pacientes chegam às clínicas e não encontram os medicamentos, pois houve falha na entrega ou desvios para clínicas privadas. Isso é agravado pela dificuldade de se contabilizarem as entregas e os estoques em cada clínica.

A solução

Se, por um lado, faltam médicos e hospitais em Uganda, por outro, o país tem uma ampla rede de operadoras de telecomunicações. Aproveitando esse recurso, foi criada uma iniciativa chamada mTrac, cujo conceito é bem simples:

  • Os voluntários das clínicas públicas enviam periodicamente por SMS informações sobre a chegada de medicamentos, seus estoques e ocorrências de surtos de doenças. O sistema mTrac condensa essas informações em relatórios informativos, que permitem aos responsáveis no governo saber em tempo real a situação geral das clínicas e tomar as devidas ações.
  • Para evitar falhas ou fraudes no envio dessas informações, também se disponibiliza um canal gratuito e anônimo para que os pacientes possam reportar qualquer problema que perceberem, atuando como "fiscais" do serviço.

Outra iniciativa, chamada U-report, funciona como uma rede social baseada em mensagens de texto. "U-reporters" juntam-se a grupos locais de interesse para enviar e receber informações sobre assuntos de caráter público, incluindo saúde. Um exemplo é o aviso às mães sobre vacinação gratuita que ocorrerá em uma determinada região.

Oportunidades

Em Uganda, usou-se uma ferramenta de comunicação simples, de baixo custo e de ampla penetração para solucionar sérios problemas no sistema de saúde. Com o SMS, são geradas informações confiáveis sobre as clínicas públicas e os atendimentos realizados pelos voluntários, reduzindo erros nos diagnósticos e evitando custos de tratamentos não efetivos.

Seja nas empresas, seja em instituições públicas, há um sem-número de problemas que geram oportunidades para soluções criativas, que trazem grandes benefícios, muitas vezes com baixo investimento e simplicidade de execução - assim como feito em Uganda.

Nesse contexto, as mensagens móveis são grandes aliadas, provendo meios para uma comunicação mais rápida, efetiva e assertiva, e para a melhoria de inúmeros processos de negócio.

Fica para pensarmos: em nosso país ou em nossas empresas, quais são os problemas esperando por soluções?

Até a próxima!

*Gabriel Brigidi é Gerente de Produtos da Zenvia e escreve nesta coluna mensalmente.

Fonte: B2bmagazine.consumidormoderno.uol.com

Imagem: B2bmagazine.consumidormoderno.uol.com