Smartphones serão usados no combate à dengue no estado
16/01/2013
Smartphones serão usados no combate à dengue no estado
On-line. O superintendente Alexandre Chieppe testa um dos smartphones
Agentes passarão informações em tempo real sobre focos de mosquito
Célia Costa
Agentes de saúde municipais terão mais uma arma de combate à dengue no Estado do Rio: eles usarão smartphones para, assim que visitarem um domicílio, enviarem para uma central informações como os locais visitados e o número de focos do mosquito Aedes aegypti encontrados, facilitando assim o combate à doença. Batizado de Monitora Dengue, o programa foi anunciado ontem pelo governo estadual. A previsão é que sejam distribuídos dez mil smartphones aos municípios que aderirem ao programa e oferecerem agentes para capacitação. A ação é resultado de uma parceria da Secretaria estadual de Saúde, do Ministério da Saúde e do IBGE, que cederá os aparelhos.
Magé será o primeiro município a receber os smartphones e deve começar a usá-los em fevereiro. O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, disse que o sistema vai permitir um melhor monitoramento de cada uma das cidades. Segundo ele, há risco de epidemia da doença nos municípios da Baixada Fluminense, além de Niterói e São Gonçalo.
Pela manhã, o governador Sérgio Cabral apresentou ainda o programa o Rio Contra Dengue 2013, que inclui, entre outras ações, a criação de uma ficha de atendimento on-line dos pacientes com dengue.
Fonte: Cofen.com
Imagem: Cofen.com