Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Sisu: maior nota de corte é em Medicina

09/01/2013

Sisu: maior nota de corte é em Medicina

O Globo - 09/01/2013

Curso da UFRJ era o que exigia, até ontem, médias mais elevadas

O MEC divulgou ontem balanço parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que mostra que o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tinha, até ontem, a nota de corte mais alta após o primeiro dia de inscrições: 819,27 pontos no Enem.

Esse curso aparece também como o segundo mais procurado até agora, com 7.027 inscritos para 96 vagas. Dessas, seis vagas são destinadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nessa modalidade de cota, a Medicina da UFRJ aparece com a oitava nota de corte mais alta, com 805,93. Medicina na Universidade Federal do Ceará é o curso mais procurado, com 9.748 inscritos.

O Sisu é um sistema pelo qual o aluno, com a nota do Enem, disputa vagas em instituições públicas de ensino superior. Este ano, são oferecidas 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições. Podem concorrer candidatos que tenham feito o Enem 2012 e não tenham tirado zero na redação.

Até as 17h de ontem, mais de 1,2 milhão de candidatos haviam se inscrito no Sisu, totalizando 2.251.892 inscrições, já que cada candidato pode inscrever-se em até dois cursos.

Mercadante enfatizou que os candidatos devem ficar atentos à nota de corte, que será atualizada diariamente às 2h. Ele recomendou que quem estiver muito abaixo da nota de corte comece a procurar outras opções de curso, já que a tendência é que a nota de corte cresça ou se mantenha estável, até sexta-feira, quando terminam as inscrições.

O ministro apresentou lista com as dez universidades mais procuradas no Sisu até o momento. Considerando o número de candidatos, a UFRJ é a mais procurada, com 98.455 inscritos. Já a UFC tem o maior número de inscrições, uma vez que cada candidato pode optar por até dois cursos: 135.188 inscrições. Entre os dez cursos com as notas de corte mais altas, sete são de Medicina.

Governo cassa liminares

A Advocacia Geral da União (AGU) conseguiu suspender cerca de 150 liminares obtidas na Justiça por alunos que prestaram o Enem, para que fossem exibidas as redações da prova no prazo de 24 horas.

Alguns pedidos dos alunos, que haviam sido aceitos pela Justiça, determinavam que o instituto responsável pela aplicação da prova recebesse e processasse os recursos das notas no prazo de 48 horas.

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal 2 Região, desembargador Raldênio Bonifácio Costa, acolheu os pedidos da AGU e suspendeu os efeitos das decisões de primeira instância. O magistrado destacou que as liminares não poderiam alterar o calendário da prova.

Fonte: Oglobo.com

Imagem: Oglobo.com