Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Secretário dos EUA quer que o dia letivo dos jovens comece mais tarde

05/09/2013

"Secretário dos EUA quer que o dia letivo dos jovens comece mais tarde

Sono prejudica o desempenho na escola, segundo Arne Duncan.
Alunos descansados têm melhores notas e faltam menos, diz pesquisa.

Começar a aula um pouco mais tarde pode ajudar os adolescentes a ter um melhor aproveitamento na escolar. Esta é a opinião do secretário da Educação dos Estados Unidos, Arne Duncan, que sugere que as escolas norte-americanas retardem o início da entrada em sala de aula para os jovens que estudam pela manhã.

“Muitos estudos e o senso comum indicam que os adolescentes têm dificuldades para levantar da cama e ir pegar ônibus para a escola”, disse Duncan, que foi diretor das escolas públicas de Chicago, segundo reportagem da Associated PR. O governo permite que cada distrito defina o horário de início das aulas. Em geral as aulas começam entre 7h e 9h, dependendo da série e da localidade.

Para Kyla Wahlstrom, diretora do centro de pesquisas aplicadas em desenvolvimento da educação da Universidade de Minnesota, “os cérebros dos adolescentes têm uma biologia diferente”.

Nos últimos 17 anos, Wahlstrom estudou a relação entre os ciclos de sono dos adolescentes, cérebros e aprendizagem. Ela concluiu que as escolas que querem estudantes bem preparados precisam de estudantes descansados. O estudo mostrou que há uma queda no índice de faltas, depressão, obesidade, evasão escolar e até mesmo acidentes de carro quando os alunos vão à escola depois de uma boa noite de sono.

A maioria dos médicos recomendam entre 8,5 e 9,5 horas de sono para os alunos. Uma pesquisa feita pelo distrito de Fairfax, no estado norte-americano da Virgínia, constatou que dois em cada três alunos adolescentes dormiam sete horas ou menos por noite antes de ir à escola. O distrito escolar decidiu então empurrar o início das aulas para as 8h ou até mais tarde.
Alunos adolescentes rendem melhor quando entram na escola mais tarde, segundo pesquisa (Foto: Mark Lennihan/AP)Alunos adolescentes rendem melhor quando entram na escola mais tarde, segundo pesquisa (Foto: Mark Lennihan/AP)

"Os adolescentes têm um relógio biológico diferente", disse Terra Ziporyn Snider, o co-fundador de uma ONG que defende o início mais tarde do dia letivo. "Você não pode correr com a lição em uma hora em que os alunos não estão prontos para aprender."

"As crianças que dormem pouco vão mal na escola", disse Joseph Buckhalt, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Auburn. Ele vem acompanhando os padrões de sono de 250 crianças, bem como os seus testes de QI, o desempenho em testes padronizados, suas notas e comportamento. Suas descobertas sugerem que o sono é tão importante para o desempenho do aluno, como dieta e exercício.

"Todos os dados que temos visto no sono mostra que as crianças, especialmente adolescentes, estão dormindo menos", disse ele. "Se você não dorme bem, você não precisa pensar muito bem." Ele diz que as atividades depois da escola, como esportes ou clubes, e a pressão por um bom desempenho na escola, com estudos até tarde da noite, acabam prejudicando o aluno.

Para os alunos provenientes de famílias menos abastadas, os efeitos podem ser agravados. "Cinquenta anos atrás, nós aprendemos que as crianças com fome não fazem bem na escola. Agora sabemos que as crianças sonolentas não fazem bem na escola", disse Buckhalt. "Agora temos que fazer algo sobre isso."

Fonte e Imagem: G1.globo.com