Saúde é prioridade para
29/12/2012
Saúde é prioridade para
Na pesquisa do Ipespe, a saúde aparece em primeiro lugar quando o eleitor é questionado sobre quais seriam as três primeiras ações a serem realizadas pelo prefeito eleito Geraldo Julio (PSB) ao assumir o comando da cidade. A pergunta foi feita de maneira espontânea, quando o entrevistado não é estimulado com a apresentação de respostas. Em segundo lugar foi citada a educação, com 28%, e em terceiro, a segurança pública (27%). O resultado mostra um empate técnico entre as duas áreas.
Ao analisar os resultados, o coordenador da pesquisa, Maurício Garcia, afirmou que a saúde, citada por 36% dos entrevistados, deve ter obtido esse índice em decorrência das promessas feitas por Geraldo Julio durante a campanha, a exemplo das Upinhas, entre outras ações. Na própria pesquisa, a construção de postos de saúde, UPAs e hospitais foi destacada por 8% dos entrevistados e a contratação de mais médicos por 6%. "A saúde não é um problema exclusivo do Recife, mas de todas as cidades brasileiras", frisou Garcia.
Um dado interessante é que a mobilidade urbana/melhoria no trânsito, um dos assuntos mais debatidos na cidade, foi citado por apenas 5% dos entrevistados. "O problema do trânsito ainda é um tema muito elitizado. Apesar do grande número de carros nas ruas, a grande massa da população ainda depende do transporte público. Então, quando a pessoa é questionada sobre qual o problema que prefere ver resolvido pelo prefeito no futuro pesa na balança o que é melhor para sua família".
A saúde também ficou na liderança, com um percentual de 43%, quando a pergunta estimula o eleitor, por meio de uma cartela onde estão listadas as áreas a serem escolhidas, a indicar os dois principais problemas do Recife para os quais o próximo prefeito deveria dar mais atenção. A segurança pública, com 35%, ficou em segundo lugar e a educação, com 27%, em terceiro.
Já o desemprego é uma área que preocupa a 24% dos entrevistados, tendo entre as pessoas com grau de instrução até a 4ª série do ensino fundamental o maior índice (36%). O levantamento mostra, inclusive, que os jovens estão mais preocupados com a empregabilidade do que com a educação. A área da educação maior percentual (37%) está entre os mais instruídos.
Fonte: Cofen.com
Imagem: Zerohora.clicrbs.com