Respeito à norma impede liberar o socorro a vítima, diz polícia
30/03/2013
"Respeito à norma impede liberar o socorro a vítima, diz polícia
DE SÃO PAULO
A Polícia Militar diz que os "policiais militares não podem autorizar a condução ao hospital por conhecidos, mesmo que familiares". A justificativa é o respeito à norma da Secretaria da Segurança.
Moradores enfrentam PMs para socorrer feridos a tiros Grupo incendeia ônibus na zona norte de São Paulo
Na noite da última quarta-feira, a recusa de policiais militares em permitir o socorro a jovens baleados na Brasilândia, na zona norte da capital paulista, resultou em confronto com moradores e pode levar à abertura de uma investigação contra a PM.
Em nota, a corporação afirma que a decisão de proibir que familiares façam o transporte de feridos tem por objetivo dar segurança à própria vítima e atender a resolução do governo paulista.
"Tal atitude [condução ao hospital por conhecidos ou familiares], se autorizada [pela PM], seria temerária, uma vez que não se sabe a autoria dos disparos, nem mesmo se há cumplices e outras questões de segurança para a própria vítima", diz.
No início da tarde de ontem, a Secretaria da Segurança confirmou que parte dos feridos foi, de fato, transportada pelos familiares.
No começo da noite, após informação dos moradores e da Secretaria de Saúde de que as ambulâncias não chegaram até o local por interferência da polícia, a reportagem tentou contato com a assessoria, sem sucesso.
Sobre o confronto com moradores da Brasilândia, a PM não fez comentários."
Fonte: Cofen.com
Imagem: Ebc.com