Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Região tem 4,3 vezes mais leitos psiquiátricos

27/05/2013

"Região tem 4,3 vezes mais leitos psiquiátricos

Centros de referência em saúde mental em Cachoeira do Sul e Lajeado desafogam internações de dependentes químicos no Vale

Durante quase uma década, o serviço de saúde mental oferecido nos hospitais da região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) foi referência para 67 municípios. Agora, com a estruturação de centros de referência em saúde mental – utilizados também para dependentes químicos –, na 8ª e na 16ª CRS, o Vale do Rio Pardo fica com uma boa herança do tempo em que recebia pacientes das três regiões: número de leitos 4,3 vezes maior que o exigido pelo Ministério da Saúde.

Dados do Programa Política Integral de Saúde Mental da 13ª CRS mostram que o Vale do Rio Pardo tem hoje 65 leitos, considerando apenas os hospitais de referência regional e microrregional. Além disso, há nove leitos de acesso dos municípios, ou seja, regulados pelos próprios hospitais. Com esse total, a área da 13ª CRS possui uma vaga para 5.249 habitantes, bem acima do exigido tanto pelo Ministério da Saúde (uma para 23 mil habitantes) quanto pelo governo do Estado (uma para 15 mil).

Isso ocorreu porque a região foi uma das primeiras a iniciar o processo de criação de uma rede de atendimento em saúde mental, já em 2003. No entanto, mesmo com a estruturação do serviço na 8ª CRS, com sede em Cachoeira do Sul, e na 16ª, em Lajeado, não há previsão de alteração no número de leitos disponíveis para a região de Santa Cruz do Sul."

Fonte e Imagem: Gaz.com