Refrigerante causa danos
09/02/2013
"Refrigerante causa danos
Da Redação, Jornal de Araraquara
Atualmente o refrigerante tornou-se item de consumo indispensável para muitas pessoas. Porém, o líquido pode causar diversos danos à saúde. A professora do curso de Nutrição do Centro Universitário de Araraquara Uniara, Fernanda Guimarães afirma que o consumo tem aumentado muito, principalmente pelos adolescentes. " Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, há uma elevada ingestão de bebidas com adição de açúcar, como sucos, refrigerantes e refrescos. Os refrigerantes, denominados como calorias vazias , fornecem valor calórico proveniente do açúcar simples, mas não contribuem com nenhum outro nutriente essencial. Por isso, seu consumo em excesso pode acarretar ganho de peso, levando ao sobrepeso e, até mesmo, para a obesidade. Além disso, em grande quantidade eles podem interferir na absorção de nutrientes, causando uma desnutrição oculta , isto é, o indivíduo possui uma deficiência de nutrientes como, por exemplo, o cálcio" , comenta.
Inimigo
Para Fernanda, o grande inimigo presente na composição dos refrigerantes é o açúcar simples. " Por meio do guia alimentar da pirâmide dos alimentos, o consumo desse componente deve ser de uma porção/dia, ou seja, 110 kcal, sendo substituído pelo açúcar adicionado em preparações saudáveis como sucos, doces de frutas e mel. O grande problema é que em uma lata de 350 ml de refrigerante há 140 kcal desse açúcar" , alerta.
A docente conta que em refrigerantes zero e light, há a substituição desse componente. " Eles possuem uma grande quantidade de sódio em sua composição. São adicionados edulcorantes, ou seja, adoçantes. O excesso desse nutriente no organismo pode acarretar a retenção de líquidos, causando o inchaço do corpo. Então, mesmo isentos das calorias vazias , podem causar grandes problemas à saúde" .
Fonte: Cofen.com
Imagem: Clicoeste.com