Pronto-socorro fecha e usa ambulâncias como lotação
14/02/2013
"Pronto-socorro fecha e usa ambulâncias como lotação
O Pronto-Socorro Municipal de Itaquaquecetuba (Grande SP) fechou no último dia 8 (sexta-feira) devido à falta de médicos, e agora usa ambulâncias como lotações para transportar pacientes por quase 2 km, até o hospital estadual mais próximo.
As pessoas que procuram o pronto-socorro em busca de auxílio são surpreendidas por folhas de sulfite que explicam os motivos do fechamento e por funcionários, que registram os pacientes e os encaminham para o Hospital Estadual Santa Marcelina de Itaquaquecetuba.
A migração de pacientes deixou o hospital Santa Marcelina mais lotado e com demora no atendimento.
Resposta
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba informou que o pronto-socorro da cidade reabrirá hoje, às 7h, após conversações com o corpo médico da unidade.
A pasta disse que irá levar à Câmara um projeto que institui um adicional ao salário dos médicos, como gratificação, de até R$ 4.000.
De acordo com a secretaria, "vários profissionais" concordaram em voltar ao trabalho.
A gratificação será concedida por mérito, aos médicos que mantiverem um bom trabalho e constância no atendimento. A princípio, a previsão era a de que o hospital ficasse fechado por 30 dias.
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou o aumento na procura pelo pronto-socorro do Hospital Santa Marcelina, mas realçou que nenhum paciente ficou sem atendimento.
A pasta afirma que Dayse Mara de Freitas Martins esperou uma hora e cinquenta minutos, e não três horas, pelo atendimento da irmã, e que a espera no pronto-socorro era de uma hora, em média, na segunda-feira."
Fonte: Cofen.com
Imagem: S2.glbimg.com