Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Projeto questiona excesso de exames

18/04/2013

"Projeto questiona excesso de exames

Depois que um monitoramento dos exames realizados no laboratório que atende o Hospital Alberto Rassi (HGG) apontou um índice de normalidade de 74% em alguns setores, a diretoria de Ensino e Pesquisa da unidade decidiu lançar hoje o Projeto Pensar. O objetivo é conscientizar os profissionais de medicina sobre a real necessidade dos pedidos de exames complementares. Idealizador da proposta, o médico pneumo- logista Marcelo Rabahi informou que ao final de 45 dias o projeto será avaliado e os resultados vão compor estudo a ser publicado em revista científica.

No Brasil, o movimento conhecido também como sobre- diagnóstico é recente e tem influência de paises como os Estados Unidos. Há cerca de um ano, nove sociedades médicas americanas lançaram uma lista com 45 exames que deveriam serpedidos com menor frequên-

cia. Elas recomendaram os pacientes que questionassem os médicos sobre as solicitações. Diretor de Ensino e Pesquisa do HGG, Marcelo Rabahi explica que muitos exames podem ser desnecessários, causando não apenas desconforto para o paciente, mas riscos de infecções ou complicações graves.

0 presidente da Unimed Goiânia, Sizenando da Silva Campos Júnior diz que números do ano passado revelam que cada consulta feita através da cooperativa gerou, em média, 2,64% de exames. A média brasileira, conforme a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi de 1,64. Marcelo Rabahi ressalta que o Projeto Pensar não visa tirar a autonomia do médico na solicitação de exames complementares, mas evitar que os pedidos se tornem rotina."

Fonte: Cofen.com

Imagem: Estadao.com,