Profissionais em treinamento para aplicar testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis
16/03/2015
O tema trabalhado durante o evento foi A utilização dos testes rápidos para a detecção dos casos de HIV, sífilis e hepatites virais nestes locais
A Secretaria de Saúde de Criciúma realizou nesta sexta-feira, dia 13, uma capacitação para os profissionais de saúde dos hospitais do município. O objetivo é intensificar nestes locais a notificação, assistência e a partir de agora, a oferta de testes rápidos para detecção precoce dos casos de HIV, sífilis e hepatites.
Segundo a gerente do Programa de Atenção Municipal as DSTs/HIV/AIDS e Hepatites Virais (PAMDHA), Fabiana Bardini, é importante que todos os profissionais estejam preparados e atualizados para a implementação destes diagnósticos. “Estamos em busca da diminuição progressiva dos índices dessas doenças e a sua transmissão, especialmente durante a gestação. Capacitamos 33 profissionais dos hospitais. É necessário que as equipes hospitalares realizem os testes rápidos para o diagnóstico dessas doenças. Nosso objetivo maior é qualificar o cuidado com a população”, relatou Fabiana.
O tema trabalhado durante o evento foi A utilização dos testes rápidos para a detecção dos casos de HIV, sífilis e hepatites virais nestes locais. O encontro contou com a participação da bioquímica e servidora da rede municipal Maria Helena Peruch. Além das atividades teóricas, a técnica realizou a prática do teste junto aos profissionais.
Colaboração: Milena dos Santos / Secom
Por Mariana Noronha
Fonte: Engeplus Telecom