Problema respiratório leva mais vítimas para internação
31/01/2013
"Problema respiratório leva mais vítimas para internação
Em um dos casos, jovem salva da boate começou a expelir fuligem. Ela está em observação
Santa Maria (RS) O número de vítimas hospitalizadas em decorrência do incêndio na boate Kiss subiu ontem de 121 para 142. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul diz que o aumento nas internações se deve à revisão dos números e a novos casos de pessoas que inalaram fumaça tóxica, procuraram serviços de saúde e foram internadas para observação.
Tárlis Schneider/agência O Globo 31KR401 4.0 36.0
Objetos pessoais das vítimas do incêndio em delegacia de Santa Maria (RS), que desde ontem podem ser retirados por familiares; número de feridos internados em hospitais gaúchos subiu para 142, diz governo
É o caso da estudante de zootecnia Victória Bartmer Alves, 21 anos. A jovem, que desmaiou e foi retirada da boate por um desconhecido, começou a expelir fuligem e acabou internada ontem. Os médicos disseram à família que ela ficará em observação por uma semana. ?Só tenho que agradecer por ela estar viva. Perto do que os outros pais estão passando, me sinto aliviado?, disse o pai da jovem, o caminhoneiro Argeu Alves, 53 anos.
O número de casos graves recuou de 87 para 82, que respiram com ajuda de aparelhos. Dois pacientes internados no Hospital das Clínicas de Porto Alegre receberam alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e foram transferidos para leitos. O governo gaúcho informou que desde domingo, 568 pessoas já foram atendidas. Segundo o Ministério da Saúde, o estado de 75 pacientes internados é considerado ?crítico?, com risco de morte.
Ajuda
Médicos que atendem as vítimas espalhadas em 13 hospitais do RS dizem trabalhar no limite de suas forças. ?Estamos bem emocionados, tirando forças não se sabe de onde. Nos mantemos em pé pela força e vontade de ajudar?, disse a residente Fairuz Castro, 26 anos, no Hospital Universitário de Santa Maria.
A maioria dos pacientes graves está em Porto Alegre. São 57 internados, sendo 53 respirando por aparelhos. Em Santa Maria, há 80 pessoas internadas, sendo 25 na UTI. Há ainda pacientes em Canoas, Ijuí e Caixas do Sul.
Todos os pacientes têm problemas respiratórios em decorrência da inalação de fumaça tóxica. ?Em todos os casos em que a principal causa de internação é a inalação, os pacientes passam pela situação da pneumonite química?, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Ele afirmou ainda que a prioridade agora é montar uma força-tarefa de fisioterapeutas. ?Eles irão colaborar para a melhora dos pacientes que estão respirando com ventilação mecânica, e isso irá reduzir sequelas respiratórias?, disse."
Fonte: Cofen.com
Imagem: Cofen.com