Primeiros genéricos lançados ainda mantêm setor
21/09/2012
21/09/2012 - 03h00
Primeiros genéricos lançados ainda mantêm setor
A indústria de genéricos se sustenta hoje por medicamentos que ela colocou no mercado no máximo até 2003.
De todas as unidades de remédios da categoria que são vendidas, 85% são aqueles que o setor chama de "drogas maduras", ou seja, medicamentos registrados entre 2000 e 2003.
No faturamento, a participação é de 79%, segundo a ProGenéricos, entidade que reúne a indústria.
Os medicamentos que tiveram patentes expiradas desde então representam menos para o segmento, mas devem ganhar relevância com maior velocidade do que ocorreu com os anteriores, quando o setor ainda era embrionário, segundo Telma Salles, presidente da associação.
"Quando lançamos algo no mercado, leva tempo para que seja conhecido. Mas o importante é que o acesso aos produtos pela população cresceu nesses anos."
A justificativa para tamanha relevância dos produtos "maduros" ainda hoje, segundo a executiva, é a lacuna, entre 2003 e 2007, em que um volume menor de patentes expirou no período.
"Houve uma forte leva até 2003. Após um período de menor volume, o mercado voltou a ter registros de genéricos depois de 2007. A maturação será mais rápida."
Entre os 20 mais comprados na categoria, apenas um, para disfunção erétil, foi lançado após 2003.
Bebida para maiores
O presidente da Ambev, João Castro Neves, vai visitar bares, restaurantes e supermercados de São Paulo nesta semana em razão de uma campanha anual pelo consumo responsável.
A ideia é sensibilizar os donos de estabelecimentos a não vender bebidas alcoólicas a menores.
A ação recebeu 35% a mais de investimentos neste ano, na comparação com 2011.
Haverá a doação de 2.000 bafômetros para Paraná e Pernambuco.
Os equipamentos se somarão aos 90 mil aparelhos entregues pela empresa de bebidas ao governo de diversos Estados nos últimos anos.
*
Revolução da classe média
A empresa de seguros analisou 107,7 mil acidentes ocorridos entre agosto de 2011 e julho de 2012.
A crescente classe média dos países emergentes deverá ser a principal fonte de mudanças no setor de varejo em 2020, de acordo com levantamento da EIU (Economist Intelligence Unit) feito com 300 executivos do setor.
Dos entrevistados, 36% afirmaram que a nova classe será a responsável pelas alterações. Em seguida, apareceram as tecnologias que ainda estão em fase de desenvolvimento (34%) e o aumento da competitividade (33%).
Os executivos também disseram que a importância das lojas físicas irá diminuir. Cerca de 25% dos ouvidos pretendem reduzir o número de suas unidades.
*
Rede de experiências
A Braskem pretende criar uma rede empresarial para análise do ciclo de vida de produtos industriais.
A iniciativa tem o objetivo de trocar experiências no acompanhamento da produção, desde a extração da matéria-prima até o descarte.
A Philips e a Danone confirmaram interesse em participar e outras empresas também já foram convidadas.
A reunião inaugural deve ocorrer no próximo mês, ainda sem data marcada.
*
Madrugada de acidentes
Pouco mais de 20% dos acidentes com os motoristas brasileiros que acontecem na madrugada resultam na perda total do veículo, de acordo com levantamento da Liberty Seguros.
Durante a manhã, a tarde e a noite, o índice é de 7,11%, 6,43% e 7,81%, respectivamente.
No período da tarde, a maioria das batidas de carros acabam com perdas parciais dos veículos (89,75%).
Do total de incidentes registrados à noite, 7,83% são roubos totais.
*
Casa com cerveja Um condomínio residencial com minicervejaria artesanal será lançado amanhã em Betim (MG). A MIP Edificações e a Pingo Imóveis estão investindo R$ 20 milhões no projeto.
Informática O grupo Microcamp abriu uma nova empresa, a McTech, para dar apenas cursos de softwares da Apple. Dez unidades serão inauguradas no Rio em doze meses.
Em Pernambuco A consultoria FBM, que tem seis escritórios no país e um em Hong Kong, abrirá sua primeira unidade no Nordeste em outubro. O escritório será em Recife.
com JOANA CUNHA, LUCIANA DYNIEWICZ e LARA STAHLBERG]
Fonte: Folha.com]
Imagem: Drteuto.com