![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem3068_2.jpg)
Presidente diz ter pedido auditoria externa na entidade
03/09/2012
Presidente diz ter pedido auditoria externa na entidade
DE SÃO PAULO
O presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Walmir Serra Jr., afirmou desconhecer detalhes da documentação do hospital Ruth Cardoso, em Santa Catarina.
Sobre os repasses a ONG de pessoa ligada a dirigente da CVB, disse: "Em todas as filiais, há ligações com empresas de pessoas ligadas à Cruz Vermelha, eu creio. Essa é uma das razões pelas quais pedi auditoria externa".
"Hoje eu não sou uma pessoa bem quista aqui dentro. Há uma disputa muito grande pela instituição."
Questionado sobre repasses de verbas à seção comandada por sua irmã, disse que é uma das "menos próximas" à entidade nacional.
A irmã de Serra e presidente da seção Maranhão da entidade, Carmen Serra, não atendeu as ligações.
O vice-presidente nacional Anderson Choucino afirmou que a ONG Humanus, beneficiada com recursos que deveriam ter ido para um hospital, tem comprovações de pagamentos que justificam as movimentações.
A Folha solicitou as cópias, mas não as recebeu.
Questionado sobre o fato de o Humanus estar em nome de sua mãe, Choucino não comentou nada.
O presidente da CVB no RS, Nício Lacorte, responsável pela gestão do Ruth Cardoso, disse que eventuais culpados devem ser punidos.
Para Lacorte, após a intervenção, os gastos da prefeitura cresceram.
"A Cruz Vermelha, mesmo que estivesse desviando -vamos trabalhar com a hipótese-, estava administrando muito mais barato do que a prefeitura hoje."
O ex-tesoureiro da CVB nacional, Ryan Souza, disse que não daria entrevista e que já contratou um advogado.
PETRÓPOLIS
No caso de Petrópolis, o presidente da filial em 2010, Douglas Oliveira, afirmou que assinou o contrato a mando do presidente anterior, Richard Strauss, e que foi um "laranja". Procurado, Strauss não respondeu.
O consultor que respondia pelo Cape em 2010, Luiz Carlos Franca, disse não se lembrar de repasses da CVB de Petrópolis para a ONG.
Ele também disse que não sabe quem responde pela entidade atualmente.
Fonte: Folha.com
Imagem: Noticias.uol.com