Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Presidente da Ordem dos Enfermeiros de Portugal defende novo paradigma para a investigação

09/12/2013

"Bastonário defende novo paradigma para a investigação em enfermagem

09/12/2013 - 11:52


O bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Enfº Germano Couto, defendeu na passada sexta-feira em Oliveira de Azeméis uma mudança de paradigma na investigação em Enfermagem, passando da vertente académica para a dos contextos da prática clínica, avança a OE, em comunicado de imprensa.

Ao intervir na sessão solene de abertura do colóquio Cuidar, que distingue projectos de excelência em enfermagem da Região Centro, o bastonário exortou os enfermeiros a apostarem na investigação.

“Investir na melhoria da qualidade é sempre uma aposta ganha, quer seja para o utente, quer seja para o enfermeiro, quer seja para a instituição, que obtém melhores resultados, maior eficiência e eficácia”, sublinhou.

Para o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, o utente ganha com essa aposta ao usufruir de uma prática clínica baseada na evidência científica e o profissional de enfermagem conquista melhores condições para prestar cuidados de excelência e em segurança.

A recente divulgação da “honrosa posição” de Portugal no Índice de Assistência Sanitária Europeia 2013, o 16º lugar entre 35 países, deveu-se em grande parte cuidados de prevenção e promoção, que são a essência da enfermagem, afirmou o Enfº Germano Couto. “Ser enfermeiro é prevenir a doença e promover a saúde. Ser enfermeiro é diagnosticar, planear e intervir para obter resultados que se traduzam em ganhos de saúde”, sublinhou, ao mesmo tempo que deixou o repto para que nunca desistam de demonstrar e de tornar públicos projectos que evidenciem os fundamentos e as mais-valias da profissão.

No seu entendimento, os 34 projectos que o concurso Cuidar recebeu este ano de enfermeiros com domicílio profissional nos distritos de Aveiro e Viseu testemunham o seu envolvimento com a sua Ordem, mas também o profundo investimento na visibilidade dos cuidados de enfermagem.

Lançado pela Secção Regional do Centro (SRC) da OE, o Cuidar tem hoje em Oliveira de Azeméis a última fase, com a apresentação dos nove projectos finalistas, entre os quais serão distinguidos três com os prémios “Excelência”, “Competência” e “Inovação”, dotados, respectivamente, de 1.500, 1.000 e 500 euros.

Para a presidente do Conselho Directivo Regional da SRC, Enfª Isabel Oliveira, o actual contexto adverso, de crise em que o país vive, não foi obstáculo à elevada participação no concurso.

Isso evidencia – na sua perspectiva – que os enfermeiros continuam preocupados em melhorar as suas práticas e os cuidados que prestam à população.

“É importante que a sociedade saiba que os enfermeiros têm competências para prestar melhores cuidados e estão empenhados nisso”, observou, frisando que, por essa razão, cada vez mais devem ser chamados a serem parceiros decisórios nas políticas de saúde. O presidente do Conselho de Enfermagem Regional da SRC, que promoveu o concurso CUIDAR, recordou que ele foi lançado para incentivar, contribuir e promover o desenvolvimento e valorização científica de projectos de melhoria contínua da qualidade da enfermagem na Região Centro.

“Vivemos actualmente uma conjuntura conturbada, que originou transformações estruturais do nosso sistema de saúde com constantes atropelos à nossa profissão e dignidade da classe. Continuo a acreditar que a única forma de reduzir os custos na saúde é apostar claramente na qualidade e segurança dos cuidados de saúde em geral, e de enfermagem em particular”, observou o Enfermeiro Hélder Lourenço. 

Na sessão participou ainda um representante da Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha de Oliveira de Azeméis, bem como o presidente da Câmara Municipal Local, Dr. Hermínio Loureiro.

Na altura, o autarca destacou o envolvimento daquela escola de formação de enfermeiros na procura de soluções para problemas no domínio da saúde que afectam os cidadãos do município.

O Cuidar teve a sua primeira edição em 2012, e distinguiu enfermeiros dos distritos da Guarda e Castelo Branco. Em 2014 abarcará os profissionais a trabalhar em Coimbra e Leiria. Foi criado pela Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) para premiar projectos que se destinem a obter ganhos em Saúde sensíveis aos Cuidados de Enfermagem. 

Os três projectos premiados na edição deste ano serão divulgados publicamente no próximo dia 12."

Fonte: RCM Pharma

Imagem: Ordem dos Enfermeiros de Portugal