Premiados na Mostra Nacional: Projeto do Nasf Nova Veneza resgata hábitos saudáveis em adolescentes
27/05/2014
A anotação anual da professora de Educação Física da Escola Municipal do Bairro Bortolotto, Samira Maciel Brocca, de Nova Veneza (no Sul de Santa Catarina), sobre o peso e a altura de seus alunos, indicava que um grupo de 12 adolescentes do 6º ao 9º ano estava com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima do recomendado como peso normal para a idade. O IMC relaciona peso e altura (IMC= Peso (kg) / Altura² (com) )para calcular se a pessoa está: abaixo do peso, peso normal, sobrepeso ou obesidade. Com os dados em mãos, a professora acompanhada da Diretora da escola foi até a unidade de saúde do Bairro para buscar alternativas para reverter esses dados.
A equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) refletiu sobre as ações que poderiam ser desenvolvidas para resgatar naqueles adolescentes hábitos saudáveis. Os profissionais do Nasf com apoio da equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) desenvolveram o Projeto “Eu curto ser saudável” com ações educativas e recreativas em grupo para orientar os adolescentes sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável, mesclando alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares. “Inicialmente nossa equipe fez uma reunião com os pais dos adolescentes apresentando a proposta de trabalho e convidando-os para engajarem neste processo. Os 12 jovens realizaram exame médico e apresentaram atestado de aptidão física e termo de consentimento assinado pelos pais autorizando-os a participar do grupo. E aí começamos efetivamente o trabalho com os adolescentes”, detalhou a nutricionista Daniela Hobold.
De maio a setembro de 2013, os adolescentes participaram de atividades físicas duas vezes por semana, coordenadas por profissionais de Educação Física. Simultaneamente eram realizadas atividades em grupos com reuniões semanais de 2 horas de duração para compartilhar informações sobre vida saudável. Em dois desses encontros, os pais também participaram. “Utilizamos recursos diversos para atrair a atenção dos adolescentes: dinâmicas de grupos, jogos, recortes, desenhos, modelagem com massa, música, filmes e passeios de estudos”, contou a nutricionista. Os encontros eram coordenados pela psicóloga, pela profissional de educação física, pela nutricionista, pela enfermeira e pela profissional de odontologia. Cada um desses profissionais, enfatizava assuntos conforme seus conhecimentos técnicos.
As pesquisas de estudos incluíram visita a uma horta, ao supermercado e também a um restaurante. “Em cada pesquisa de estudos, trocamos muitas informações. Muitos adolescentes ficaram interessados a cultivar uma horta em casa. Na visita ao supermercado, aprendemos a ler rótulos e a escolher frutas e verduras com mais qualidade. E no restaurante, colocamos em prática os aprendizados para a montagem de um prato saudável”, avaliou Daniela.
Ao longo das atividades, a equipe do Nasf Nova Veneza conta que percebeu mudanças significativas nos adolescentes com atenção para consumo de vegetais, frutas e hortaliças, grãos integrais e carnes magras, e reduzindo a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura. “Com as orientações, esperamos um resultado a longo prazo em busca de mais qualidade de vida. O Projeto também melhorou a autoestima e o autocuidado desses adolescentes”.
A ideia do Nasf Nova Veneza agora é implantar um novo grupo para adultos.
Com o Projeto “Eu curto ser saudável”, a equipe do Nasf Nova Veneza foi premiado na IV Mostra Nacional Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, realizado em Brasília em março. O Coren/SC está apresentando todas as terças-feiras os relatos dos sete premiados em Santa Catarina. Em todos, há a participação de profissionais de Enfermagem.
Eu curto ser saudável
Município: Nova Veneza
Profissionais envolvidos: Marilda Ghellere, Daniela Hobold, Sidenir Coral, Mariana Milanez e Beatris Gindri.
Fonte: Coren/SC