Portaria chegou a prever duas edições do Enem por ano
24/01/2013
"Portaria chegou a prever duas edições do Enem por ano
Ministério, porém, alegou motivos de segurança para cancelar a medida
BRASÍLIA — A realização de duas edições por ano do Enem, a partir de 2012, chegou a ser prevista em portaria publicada no Diário Oficial, em maio de 2011. Assinada por Malvina Tuttman, então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a portaria determinava até data para o exame: 28 e 29 de abril de 2012. A portaria foi cancelada em janeiro do ano passado, quatro meses antes da data estipulada para a prova.
A ideia era organizar uma edição do Enem no primeiro semestre e outra no segundo. O cancelamento da portaria foi anunciado pelo então ministro Fernando Haddad, dias antes de deixar o cargo para disputar a prefeitura de São Paulo. Na ocasião, o MEC alegou motivo de segurança: “Por solicitação do Ministério da Educação, a empresa Modulo Security, de gestão de risco, concluiu, depois de ouvir todas as entidades que participam da organização do Enem, que a realização de duas edições em 2012 sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame”, disse nota na época.
Desde a criação do Enem, ainda no formato antigo, em 1998, e após sua transformação em teste substituto de vestibulares de universidades federais, a partir de 2009, ele sempre foi feito no segundo semestre. Os resultados do Enem de 2012 selecionarão calouros em 101 instituições públicas de ensino superior, sendo 83 universidades e institutos federais. Mercadante aposta que o bom andamento da prova ano passado estimulará mais adesões ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Enem. O reflexo disso, diz, será o aumento do número de participantes do Enem, contribuindo para reduzir o custo por inscrito."
Fonte: Oglobo.com
Imagem: Portaluniversidade.com