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Planos de saúde lideram ranking de queixas, aponta relatório do Idec

05/03/2013

"Planos de saúde lideram ranking de queixas, aponta relatório do Idec
Redação SRZD | Nacional | 05/03/2013 09h00

Foto: DivulgaçãoO relatório anual do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), divulgado nesta terça-feira, apontou que os planos de saúde continuam liderando o ranking de reclamações recebidas pelo órgão. Cerca de 20% dos atendimentos em 2012 foram relacionados a reclamações sobre os planos.

"Há mais de uma década os planos de assistência médica lideram o relatório de atendimentos do Idec, e o principal motivo é justamente o crescimento dos planos coletivos, ou falsos coletivos (oferecidos a pequenos grupos de consumidores), já que há ausência de regulação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para esses tipos de contratos", justifica o Idec.

O setor financeiro, como bancos, cartões de crédito e outros, aparece em segundo lugar na lista do Idec, seguido pelas reclamações sobre problemas com produtos (defeitos em eletroeletrônicos, falha na garantia, descumprimento do prazo de entrega, etc).

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), o estudo é tendencioso. "A Abramge estranha os dados divulgados pelo Idec. Isso porque se trata de um instituto particular que vende serviços, especialmente para usuários de planos de saúde e, portanto essa mostra é viciada. E o resultado do estudo é tendencioso . Há mais de dez anos, o Idec insiste em acusar os planos de saúde de serem os campeões de reclamação, o que não corresponde à verdade", afirmou a entidade, através de nota.

A Abramge ainda ressalta que no boletim anual divulgado recentemente pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, as queixas sobre planos de saúde aparecem apenas em 16º lugar."

* Com informações da Agência Brasil

Fonte: Sidneyrezende.com

Imagem: Sidneyrezende.com