Plano do Sul para gripe A
19/11/2012
Plano do Sul para gripe A
Mortes nos Estados do Sul
PROJETO ANTIVÍRUS
Conjunto de propostas de RS, SC e PR será apresentada em Brasília
MARCELO GONZATTO
O plano alinhavado pelos três Estados do Sul do Brasil para barrar a gripe A em 2013, a ser apresentado ao governo federal nesta semana, inclui uma proposta de ampliar a idade máxima das crianças beneficiadas pela vacina gratuita de dois para cinco anos.
O projeto também inclui a antecipação da vacina em um mês e uma ampla campanha de divulgação. Essas medidas foram acertadas em conjunto por representantes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná a fim de aumentar o peso técnico e político do plano antivírus a ser defendido em Brasília. Até hoje, o governo federal recusou dar tratamento diferenciado à Região Sul no combate ao H1N1.
Dia 7 de novembro, os secretários de saúde dos três Estados, onde morreram ao todo 183 vítimas em decorrência do vírus este ano, se reuniram para assinar o documento com as propostas. Entre as principais solicitações estão a antecipação da campanha de vacinação de maio para o começo de abril e a ampliação dos chamados grupos de risco com direito à dose gratuita. Uma das principais alterações seria a elevação da idade máxima das crianças beneficiadas de dois para cinco anos. Os Estados do Sul também solicitam uma ampliação geral dos estoques.
Neste ano, recebemos alguns reforços ao longo do ano. A ideia é começar o ano com o número total de vacinas e, se necessário, receber mais reforços revela o secretário da Saúde de SC, Dalmo de Oliveira.
Outra reivindicação, a ampliação do atendimento a pacientes de doenças crônicas, já faz parte de um plano anunciado pelo Ministério da Saúde de reforçar a proteção para 2013.
--------------
Mortes nos Estados do Sul: 183
SC - 76
RS - 67
PR - 40
Fonte: Cofen.com
Imagem: Cofen.empauta.com