Planejamento - Plano de Cuidados de Enfermagem
09/01/2013
Planejamento - Plano de Cuidados de Enfermagem
O processo de enfermagem é uma sequência organizada
A etapa de planejamento refere-se ao estabelecimento das prioridades e objetivos de atenção frente às duas primeiras etapas do processo de enfermagem. Cabe ao enfermeiro assegurar o registro dos cuidados realizados ao cliente idoso. Acrescenta-se que o plano deve promover a comunicação entre os cuidadores, direcionar o cuidado e a documentação, de ser utilizado para avaliar, pesquisar e para questões legais, e registrar a necessidade de cuidados para reembolso dos convênios. (ALFARO-LEFEVRE, 2005).
Horta (1979, p. 65) complementa que o plano de cuidados “é a determinação global da assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido”. O plano de cuidados é a resultante da análise do diagnóstico de enfermagem, examinando-se os problemas de enfermagem, as necessidades humanas básicas afetadas e o grau de dependência do indivíduo, da família e da comunidade. Timby (2001, p. 40) acrescenta que no planejamento “a enfermeira prioriza os problemas identificados, identifica resultados ou metas mensuráveis, seleciona intervenções adequadas e documenta no plano de cuidados”.
Entretanto, existem diversas classificações de intervenções de enfermagem, destaca-se: a Classificação das Intervenções em Enfermagem (NIC), sendo esta elaborada pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) que está em consonância com a taxonomia de diagnósticos de enfermagem.
Portanto, o enfermeiro estabelece as intervenções de enfermagem que serão prescritas sob a forma de ações/cuidados de enfermagem, como estratégias de reunir as condições que venham satisfazer as necessidades do indivíduo, da família e da comunidade. Conclui-se que nesta fase, após a coleta de informações e da elaboração dos diagnósticos de enfermagem é que serão identificadas as intervenções de enfermagem que quando aplicadas buscarão resultados apropriados para a prevenção de complicações. A manutenção, a recuperação e/ou a reabilitação da saúde do cliente, da família e da comunidade.
Implementação
A etapa de implementação é de colocar o plano em ação e prática que permite: emitir e receber informações, estabelecer as prioridades diárias, investigar, executar as ações de enfermagem, e alterar as ações/cuidados de enfermagem em consonância com o processo saúde-doença do sujeito. (ALFARO-LEFREVE, 2005). Horta (1979, p. 66) acrescenta que a implementação se dá por meio de um “roteiro diário ou aprazado que coordena a ação da equipe de enfermagem nos cuidados adequados ao atendimento das necessidades básicas e específicas do ser humano”.
Enfim, a implementação estará relacionada à execução dos cuidados que foram pensados criticamente pelo enfermeiro e colocados no plano de cuidados por meio de intervenções que na prescrição de enfermagem são consideradas como ações/cuidados de enfermagem.
Assim, cada cliente recebe os cuidados individualizados e de acordo com as necessidades humanas básicas afetadas para auxiliar na prevenção de complicações, na manutenção ou no restabelecimento de sua saúde.
Fonte: Portaleducação.com
Imagem: Portaleducação.com