Pesquisa brasileira ganha destaque nos Estados Unidos
16/01/2013
Pesquisa brasileira ganha destaque nos Estados Unidos
Um dos laboratórios da FFCLRP,no campus de Ribeirão
Bete Cervi
" Dentro do crânio há mais que um mero cérebro",diz Ricardo Basso Garcia.especialista da área de psicobiologia em resenha da Science
RIBEIRÃO PRETO
A Science, da Sociedade Americana para o Progresso da Ciência, uma das revistas de maior prestígio no mundo científico, trouxe em uma das edições de 2012 uma resenha do neurocientista Ricardo Basso Garcia.
Pesquisador da área de psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), USP, Garcia destaca em seu texto, "The mind inside our skull", aspectos do livro "Neuromania: On the limits of brain science", dos neuropsicólogos Paolo Legrenzi e Carlo Umiltà, publicado pela Oxford University Press em 2011.
Segundo Garcia, o livro traz uma "reflexão crítica sobre os métodos de neuroimagem funcional (imagens encefálicas obtidas por técnicas de diagnóstico médico não invasivas como ressonância magnética) e sobre implicações sociais e políticas das pesquisas em neurociência".
Outra preocupação é a "neuromania", com a "proliferação enganosa de disciplinas com o prefixo neuro que pouco explicam o comportamento para além do que já é conhecido pela psicologia". Segundo Garcia, embora haja avanços na compreensão do funcionamento do cérebro, as contribuições da neuroimagem ainda são modestas e estão aquém do que se esperava.
Tanto Garcia quanto seu orientador, o professor César Alexis Galera, comemoraram a publicação da resenha como reconhecimento ao trabalho que desenvolvem e ao programa de pós-graduação em Psicobiologia da FFCLRP. A Science, informam, é uma revista altamente seletiva. Os editores rejeitam grande parte dos artigos e o texto só é aprovado após um rigoroso e competitivo processo editorial.
Garcia acredita que sua resenha tenha sido selecionada por mostrar como o livro alia informação e reflexão, abordando temas geralmente negligenciados por neurocientistas. Além disso, o texto traz uma provocação: "dentro do crânio há mais que um mero cérebro", enfatizando que "certos aspectos da mente humana escapam de explicações reducionistas".
A publicação
Os autores do livro, Paolo Legrenzi e Carlo Umiltà, quando souberam da publicação da resenha de Garcia, enviaram cópias para o Departamento de Psicologia da FFCLRP. A publicação estará à disposição dos interessados na Biblioteca Central.
O orientador da tese, Cesar Alexis Galera possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, mestrado e doutorado (1992) em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade Concordia (Canadá). Atualmente é professor associado da FFCLRP/USP. Tem experiência na área de Psicologia Experimental Humana, com ênfase em Psicologia Cognitiva, estudando atenção visual, e memória de trabalho visuo-espacial.
Já o pesquisador Ricardo Basso Garcia, aluno de doutorado, orientado pelo professor Galera, estuda a memória de curto-prazo visuo-espacial, uma memória essencial para atividades cotidianas que dependem de orientação espacial e de interação com os objetos do ambiente.
Ele explica que o laboratório estuda memória de curto prazo por meio de testes aplicados em pessoas saudáveis. Porém, como essa memória está comprometida em diversas disfunções neurológicas, estão trabalhando em parcerias com outros pesquisadores em interesses mais aplicados.
Durante estágio na Universidade de Padova, Itália, trabalhou com déficits específicos de memória visuo-espacial em crianças com transtornos de aprendizagem. E agora, integra equipe que trabalha em colaboração com grupo da neurologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), USP, avaliando as habilidades cognitivas de idosos.
Fonte: Cofen.com
Imagem: Cofen.com