Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

OMS quer garantir a segurança em vacinação contra a pólio

03/04/2013

"OMS quer garantir a segurança em vacinação contra a pólio

Correio Braziliense - 03/04/2013

Assegurar a integridade dos agentes de saúde é a nova estratégia lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para erradicar a poliomielite em todo o mundo. Vacinadores enfrentam violência em países como Nigéria e Paquistão, que acusam a vacina de conter carne de porco, animal que tem o consumo proibido pelo Islã. O risco de os imunizados se tornarem estéreis — o que resultaria em um controle da natalidade dos muçulmanos — também é usado como argumento para agressões aos profissionais de saúde.

Em fevereiro deste ano, em Kano, na Nigéria, nove agentes foram mortos em ataques feitos por pistoleiros a dois centros de saúde. A cidade é reduto da seita radical islâmica Boko Haram, cujos membros defendem a adoção da lei islâmica no país de maioria muçulmana no norte e preponderância cristã no sul. Mesmo com os ataques, às vezes mortais, a postos de vacinação na Nigéria e no Paquistão, ambos os países imunizaram, no ano passado, um número maior de pessoas do que em 2011 e reduziram os casos de poliomielite, de acordo com pesquisadores da Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio (GPEI).

"Eles estão no caminho para acabar com a transmissão (da doença) até o fim de 2014 (...) Isso será cumprido se as tendências atuais forem mantidas e os desafios de segurança não tiverem um impacto duradouro sobre as operações", informou o GPEI, em um comunicado divulgado ontem, em Washington, na sede da Fundação Bill e Melinda Gates, que, entre as missões, tem o objetivo de combater a doença contagiosa no mundo.

Além de reforçar a segurança nos postos de vacinação, a GPEI planeja fazer campanhas mais curtas, trabalhar com os líderes da comunidade muçulmana para que apoiem a vacinação contra a poliomielite e destacar a neutralidade política dos vacinadores. A intenção de levantar US$ 5 bilhões, necessários para os próximos seis anos de ações de combate à doença, também foi anunciada ontem em Washington.

A OMS estima erradicar a poliomielite até 2018 e eliminar os focos da doença até o fim de 2014. No ano passado, foram registrados 223 casos da doença no mundo, bem menor do que o número de 2011, quando foram diagnosticados 650 casos. Também conhecida como paralisa infantil, a poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa que causa fraqueza muscular permanente e paralisia. A vacinação contra a doença faz parte da imunização sistemática das crianças."

Fonte: Correio Braziliense

Imagem: S2.glbimg.com