OMS declara surto de ebola 'ameaça sanitária internacional'
08/08/2014
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta sexta-feira, o surto do vírus ebola "ameaça sanitária internacional". A decisão implica medidas de controle e restrições de viagem, além de verificações em aeroportos.
Especialistas de diferentes nacionalidades se reuniram em caráter de emergência desde quarta-feira e determinaram que a proliferação da doença no oeste da África é um risco para a comunidade internacional. As medidas deverão ser anunciadas durante esta sexta-feira.
A OMS indica que 1,7 mil pessoas já foram afetadas pelo maior surto da doença, sendo que mais de mil pessoas morreram. Como medida preventiva, a organização recomenda que todos os viajantes procedentes dos países afetados façam um check-up, respondendo a um questionário e medindo a temperatura, nos aeroportos, portos e nos principais postos fronteiriços.
A epidemia de ebola é a mais importante e a mais severa em quatro décadas, ressaltou em uma coletiva de imprensa a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. Ela estimou que os países do oeste da África afetados pela epidemia "não podem enfrentá-la sozinhos" e convocou a comunidade internacional a fornecer o apoio necessário.
Desde o início do ano, a epidemia afetou principalmente as populações da Guiné-Conacri, da Libéria, de Serra Leoa e da Nigéria. O ebola causa febre alta e, nos casos mais graves, hemorragias. O vírus é transmitido pelo contato com fluidos corporais e as pessoas que estão próximas aos pacientes são as que apresentam maior risco de contrair a doença.
Fonte: Jornal de Santa Catarina, com adaptações