Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

No DF, alunos fazem protesto contra descredenciamento de faculdade

13/09/2013

"No DF, alunos fazem protesto contra descredenciamento de faculdade

Estudantes da Faculdade Alvorada se reuniram em frente ao MEC.
Instituição foi despejada por não pagar aluguel; descredenciamento foi dia 9.

Alunos da Faculdade Alvorada prostestam no MEC (Foto: Lucas Salomão/G1)Alunos da Faculdade Alvorada prostestam com faixas em frente ao Ministério da Educação, em Brasília, nesta sexta-feira (13) (Foto: Lucas Salomão/G1)

Cerca de 30 alunos da Faculdade Alvorada se reuniram em frente ao prédio do Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira (13) em Brasília, para prostestar contra o descredenciamento da instituição.

O descredenciamento foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda (9). No mesmo dia, o MEC publicou um edital para que outras faculdades apresentem um projeto para receber os 4 mil alunos da Alvorada. A faculdade tem 30 dias para recorrer desde a data da publicação.

As aulas na faculdade Alvorada foram suspensas no último dia 26 de julho, após execução de uma ordem de despejo pelo não pagamento de aluguel do prédio desde 2008. A instituição deve R$ 36 milhões. Em agosto, o advogado do centro de ensino, Raul Fernandes, disse ao G1 que a instituição já conseguiu reduzir a dívida para R$ 13 milhões.
saiba mais

Faculdade Alvorada, de Brasília, é descredenciada pelo MEC
Faculdade despejada no DF convoca alunos mas aulas não recomeçam
Justiça determina que faculdade do DF devolva documentos a alunos
Faculdade em Brasília sofre ordem de despejo por não pagar aluguel

Aluna do curso de psicologia, Conceição Topanotti disse, durante o protesto nesta sexta, que os alunos não foram comunicados sobre o descredenciamento da faculdade e que o semestre já está "completamente comprometido".

"Nós estamos protestando porque a faculdade foi descredenciada pelo MEC mesmo depois de iniciadas as aulas e os alunos ficaram sabendo apenas no dia anterior. Nós estamos no meio do segundo semestre, o ano já está quase acabando, e nosso semestre está completamente comprometido, sem nenhuma atitude do MEC apoiando realmente o nosso estudo", disse. "Um ministério que só se preocupa em descredenciar a faculdade sem se preocupar com a saúde educacional do aluno, não consigo entender quem eles representam.", completou.

A instituição informou pela internet que as aulas, que acontecem em quatro endereços provisórios, vão continuar normalmente até que se esgotem os recursos.

“Comunicamos aos acadêmicos que, em caso de manutenção da decisão do MEC, o que não acreditamos, os alunos deverão ser transferidos para o Sistema Público Federal de Ensino, ou seja, para uma das Universidades Federais”, indica comunicado na página na internet da Alvorada.

A instituição também informou que professores e funcionários não correm risco de ficarem desempregados.

“Comunicamos aos professores que estão ministrando aulas na Faculdade Alvorada desde o dia 26 de agosto de 2013 que os mesmos deverão ter seus empregos garantidos pelo MEC. Comunicamos também aos funcionários que estão trabalhando que os mesmos deverão ter seus empregos garantidos pelo MEC.”

Documentos dos alunos
No último dia 19, a Justiça decidiu que a faculdade deve devolver a documentação dos alunos. A decisão foi tomada depois que a Defensoria Pública do DF entrou com uma ação civil pública em nome de 200 alunos da faculdade, pedindo a liberação dos documentos.

Na ocasião, o advogado da instituição, Raul Fernandes, afirmou que a direção do centro de ensino não tinha como cumprir a determinação porque não possuía mais a chave do prédio desde que houve o despejo."

Fonte e Imagem: G1.globo.com