No AM, médicos protestam em evento em homenagem a ministro da Saúde
23/07/2013
"No AM, médicos protestam em evento em homenagem a ministro da Saúde
Em Manaus, Padilha deverá receber placa de agradecimento do prefeito.
Grupo protesta contra Revalida, infraestrutura de hospitais, entre outros.
Um grupo de aproximadamente 20 médicos e estudantes de Medicina realiza um protesto, na noite desta segunda-feira (22), durante uma homenagem ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Palácio Rio Branco, Centro de Manaus. Em visita à capital amazonense, Padilha deverá receber uma placa por conta dos serviços prestados à cidade, segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).
De acordo com a Semcom, Padilha cumpre agenda na cidade e foi convocado pelo prefeito Artur Neto (PSDB) para o encontro. Em nota, a prefeitura infomou que a homenagem tem como objetivo "agradecer pelos recursos liberados pelo Governo Federal para serem investidos na infraestrutura das unidades de saúde manauaras".
Em frente ao Palácio Rio Branco, manifestantes aguardam o ministro com cartazes e dizem que a homenagem é injusta. Os profissionais alegam que a precariedade das unidades de saúde no estado não justifica a entrega da placa a Padilha.
Além da infraestrutura, os manifestantes também protestam contra a contratação de médicos estrangeiros para atuarem no estado e afirmam que é necessário investimento na formação de novos profissionais em universidades públicas.
Ao G1, o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas (Simeam), Mário Viana, criticou as ações do titular do Ministério da Saúde. "Nenhuma das conversas dos sindicatos dos médicos com o ministro foram honradas. Observando os critérios do Revalida é notável que os médicos do exterior terão os mesmos critérios dos estrangeiros, e foi informado que não seria assim", disse.
Para evitar os manifestantes, Alexandre Padilha entrou por porta alternativa no Palácio Rio Branco, o que gerou revolta no grupo. Os manifestantes agora gritam chamando o ministro de "traidor" e repetem frases como "Fora Padilha". Mais cedo, ao chegar no local para a cerimônia, o vice-governador do Amazonas José Melo conversou com os manifestantes e afirmou que abordaria as pautas em reivindicação com o Padilha durante o encontro."
Fonte e Imagem: G1.globo.com