Mulheres altas e magras evoluíram para ter mais filhos
29/04/2013
"Mulheres altas e magras evoluíram para ter mais filhos
Alta e magra, a modelo Heidi Klum é mãe de quatro bebês Matt Sayles / AP
Estudo do Reino Unido não responde por que isto ocorre, mas sugere que melhorias em nutrição e condições de saúde têm seu papel
Melhoria de saúde e nutrição podem estar levando mulheres mais altas e magras a ter mais bebês, mostrou um estudo da Universidade de Durham, no Reino Unido. Eles acompanharam duas comunidades de mulheres em Gâmbia, na África Ocidental, e acreditam que os resultados da pesquisa poderiam ser observados refletidos no mundo como um todo.
A pesquisa desafia a ideia de que baixas taxas de mortalidade no Ocidente haviam impedido a seleção natural, e que a evolução da raça humana havia parado. Informações coletadas no Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido entre 1956 e 2010 foram usadas para suprir os cientistas com dados sobre os habitantes das vilas de Gâmbia. Os pesquisadores tinham dados completos de altura e peso das mulheres.
Durante este período, ambas as comunidades vivenciaram mudanças demográficas significativas, como altas taxas de mortalidade e fertilidade que foram progressivamente sendo reduzidas. Este mudança, segundo os pesquisadores, se deve à melhoria de nutrição e saúde.
Eles descobriram que à medida que a taxa de nascimento caiu, o peso e a altura também mudaram. A análise mostrou que a seleção inicial favoreceu mulheres baixas e mais gordas, mas durante o tempo, esta vantagem mudou para mulheres com menor peso corporal. No final do período de análise, esta preferência foi revertida, com mulheres mais altas e magras tendo mais filhos do que a média.
- Este é um lembrete de que o declínio da taxa de mortalidade não necessariamente significa uma interrupção no processo evolutivo, mas sim uma mudança - afirmou ao Daily Mail o professor de Antropologia da universidade, Ian Rickard.
O estudo, publicado no periódico "Current Biology", não pode determinar precisamente por que isso ocorre. Eles acreditam que melhores condições de saúde levam à maior probabilidade de se reproduzir. Existem evidências de que uma tendência similar é percebida em britânicos, mas por razões diferentes. A pesquisa descobriu que homens mais altos tendem a ter mais filhos, e outra mostrou que mulheres com peso abaixo da média também engravidam mais."
Fonte e Imagem: Cofen.com