Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Ministra Izabella Teixeira vai receber prêmio ambiental das Nações Unidas

12/09/2013

"Ministra Izabella Teixeira vai receber prêmio ambiental das Nações Unidas

Homenagem é por trabalho de redução do desmate na Amazônia, diz ONU.
Responsável pela pasta do Meio Ambiente receberá honraria no dia 18.

Amazônia Legal tem menor índice de desmatamento já medido
Ministra brasileira integra grupo que formula metas sustentáveis na ONU
Código Florestal é 'página virada', diz Izabella Teixeira

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgou nesta quinta-feira (12) que a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, foi escolhida para receber o prêmio “Campeões da Terra”, destinado a líderes de governo, da sociedade civil e do setor privado que tiveram atuação ambiental destacável.

De acordo com a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), o prêmio é considerado o mais importante reconhecimento ambiental do Sistema ONU.

A brasileira vai receber a condecoração em 18 de setembro, em Nova York, na categoria Liderança Política. O Pnuma destaca em comunicado que a homenagem é pelo trabalho dela para reduzir o desmatamento na Amazônia.

Responsável pela pasta do Meio Ambiente desde 2010, quando assumiu o lugar de Carlos Minc, Izabella deu continuidade à política de preservação do bioma amazônico, além de participar ativamente da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em 2012, e na articulação e aprovação do Código Florestal, também no ano passado.

Diálogo com conquistas ambientais
A ministra considerou uma honra ser escolhida, ao mesmo tempo em que o prêmio significa responsabilidade.

“Há pouco mais de um ano discutíamos metas ambiciosas na Rio+20 e hoje já podemos ver a concretização de algumas delas. A mudança de perspectiva sobre a importância do desenvolvimento sustentável é crescente. O prêmio dialoga com essas conquistas. É um reconhecimento da história, e também um convite para enfrentar os desafios do futuro”, disse ela, em comunicado divulgado pelo Pnuma.

O prêmio Campeões da Terra foi lançado em 2005. Segundo a ONU, 59 pessoas e organizações já foram homenageadas.

Entre os escolhidos estão o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, o ex-líder soviético, Mikhail Gorbatchev. Dois brasileiros também já foram condecorados: o empresário Fabio Barbosa, em 2011, e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em 2007."

Fonte e Imagem: G1.globo.com