Ministério Público denuncia falta de médicos em hospital infantil de João Pessoa
07/12/2012
Ministério Público denuncia falta de médicos em hospital infantil de João Pessoa
Publicado em 07.12.2012, às 18h29
Vanessa Silva Do NE10/ Paraíba
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) denunciaram, nesta sexta-feira (7), uma série de irregularidades encontradas durante inspeção realizada no Hospital Infantil Rodrigues de Aguiar, em João Pessoa. De acordo com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop) da Saúde, o hospital apresentou problemas quanto à acessibilidade, armazenamento do lixo hospitalar, déficit de profissionais de enfermagem e até mesmo ausência de médicos na enfermaria.
A vistoria foi feita na última terça-feira (4), mas o relatório de inspeção foi divulgado somente nesta sexta-feira (7). Ainda de acordo com o Caop, também foram constatadas condições inadequadas para o exercício da enfermagem, falta de Central de Material e Esterilização e ausência de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e quantidade insuficiente de máscaras para nebulização. Apesar de privado, o hospital possui convênio com o SUS, que representa cerca de 90% dos atendimentos.
No relatório, os técnicos apontaram que havia cerca de 25 a 30 crianças internadas no momento da fiscalização e que as mães reclamaram da qualidade do atendimento prestado. Segundo o conselho, após a fiscalização e notificação do Ministério Público e do Coren sobre as irregularidades, a direção do hospital se comprometeu a regularizar todos os problemas apontandos dentro do prazo de um mês.
Durante reunião realizada ao fim da fiscalização, a direção do hospital afirmou estar passando por algumas dificuldades, como greve dos profissionais de enfermagem, bloqueio de verbas do SUS, débitos trabalhistas, entre outros detalhes que estariam impedindo o bom funcionamento do local.
Fonte: Ne10.uol.com.br
Imagem: Ne10.uol.com.br