Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Ministério da Saúde seleciona 432 residentes via concurso público

30/09/2012

Ministério da Saúde seleciona 432 residentes via concurso público

Inscrições vão até o dia 11 de outubro

O Núcleo do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Nerj) recebe, até 11 de outubro, inscrições para o Concurso de Residência Médica 2013, com 432 vagas. O objetivo da seleção é recrutar profissionais das mais diversas especialidades para atuar em seis hospitais federais do Rio (Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado), para o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), para o Hospital Evandro Chagas (Fiocruz), além de unidades hospitalares estaduais, do município de Niterói e da rede D'Or.

- O Ministério da Saúde no Rio de Janeiro coordena as vagas de residência médica dos hospitais federais e disponibiliza parcerias com instituições públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro no processo de seleção de candidatos para a residência médica - explica Maene Marcondes Cardoso, coordenadora da residência médica do Nerj.

APROVADOS RECEBERÃO BOLSA DE R$ 2.384,52

Os programas têm duração de dois a cinco anos, dependendo da especialidade, e carga horária de 60 horas semanais. Os aprovados receberão bolsa auxílio de R$ 2.384,82.

- Buscamos candidatos que priorizem formação do ensino médico qualificada, com elevado conhecimento técnico-científico e integrada às práticas humanísticas - diz Maene.

A expectativa da organização é que seis mil pessoas se inscrevam para participar, mas a média de candidatos por vaga deve variar de acordo com cada área de especialidade.

Existem vagas de acesso direto (como clínica médica, pediatria, medicina de família, infectologia e neurocirurgia, entre outras) e para as especialidades que exigem pré-requisitos em clínica médica, em cirurgia geral, em anestesiologia, em cirurgia plástica ou ortopedia e traumatologia, em pediatria e obstetrícia-ginecologia. A escolha da unidade hospitalar de atuação será feita por ordem decrescente de classificação dos candidatos aprovados.

RIO IMAGEM LANÇA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA

A novidade desse ano é a participação do Rio Imagem, que oferece residência em radiologia em parceria com cinco hospitais da rede federal (Bonsucesso, Ipanema, Servidores, Lagoa e Gafrée Guinle). Já o Instituto Nacional do Câncer (Inca) lançou um programa de seleção próprio a partir deste ano.

- Os programas de residência são importantes, pois muitos dos jovens profissionais farão parte do corpo clínico destas unidades futuramente. Eles entram em contato com a estrutura, com os processos dos hospitais e outras unidades. A rede pública ainda é a grande formadora de novos profissionais e estamos trabalhando para formá-los cada vez melhor - avalia a coordenadora geral de Educação em saúde e gestão, Marta Garcia Maia de Almeida.

Para se preparar para as provas objetiva e discursiva, que estão previstas para serem aplicadas no dia 16 de dezembro, Maene Cardoso recomenda a leitura atenta do edital.

- O conteúdo programático do curso de graduação em medicina preenche os requisitos de conhecimentos necessários para a realização da prova e ingresso no programa de especialização - destaca Maene, acrescentando que os candidatos também podem ter acesso a provas antigas para estudar.

Fonte: Cofen.com

Imagem: Enf.ufmg.br