Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

'Meu vício hoje é cuidar de mim', diz jovem depois de eliminar 31 kg

07/09/2013

"'Meu vício hoje é cuidar de mim', diz jovem depois de eliminar 31 kg

Gutemberg decidiu sair dos 110 kg após uma roupa tamanho 50 não caber.
Dieta saudável e corrida na orla da praia fizeram o jovem chegar aos 79 kg.

O espelho nunca foi tão amigo do jovem Gutemberg Silva de Morais, de 23 anos, como agora. Gordinho desde a infância, o paraibano de João Pessoa sempre se incomodou com sua imagem. “Eu me sentia uma pessoa frustrada, não gostava de nada do que eu fazia. As pessoas queriam a minha presença, mas eu não queria”, lembra.

Em março deste ano, com 110 kg, ele decidiu que era o momento de mudar e, cerca de 6 meses depois, conseguiu chegar aos 79 kg e finalmente fazer as pazes com o espelho. “Eu precisava disso na minha vida. Não precisei ficar doente, foi uma determinação pessoal mesmo. Meu vício hoje é cuidar de mim”, avalia o operador de crédito.

Refém de remédios, dietas malucas e do desagradável efeito sanfona por toda a vida, Gutemberg conta que não conseguia conhecer pessoas novas e acabava “travando” por causa do excesso de peso. “Viajei sozinho para o Rio de Janeiro, com a oportunidade de conhecer alguém, mas eu não gostava de mim. Depois de 4 dias de viagem, estava na calçada sozinho chorando”, lembra. Uma das maneiras de se esconder, segundo ele, era bebendo. “Gastava muito dinheiro em bebida importada, como se aquilo fosse falar por mim. Eu não conseguia mostrar quem eu era, então bebia de quinta-feira a domingo para suprir a vontade de me conhecer”, avalia.

Junto com a bebida, o paraibano conta que gostava sempre de ver a mesa cheia de comida. “Comia muito mal e tomava refrigerante todos os dias, em todas as refeições. No fim de semana, por exemplo, saía para jantar com minha família e uma pizza era para meus pais e irmãos e uma outra inteira era só para mim”, lembra. Esse hábito, porém, ficou para trás e Gutemberg começou a se interessar cada vez mais por uma alimentação saudável e sem excessos.
O jovem, que antes gostava de beber e ver a mesa cheia de comida, aprendeu a se alimentar de uma forma mais saudável; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Gutemberg Silva de Morais)O jovem, que antes gostava de beber e ver a mesa cheia de comida, aprendeu a se alimentar de uma forma mais saudável; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Gutemberg Silva de Morais)
saiba mais

Carioca muda o estilo de vida, perde 27 kg e corre Meia Maratona do Rio
IMC: calcule se você está no peso ideal
O que o Bem Estar já te ensinou? Envie fotos e conte sua história

“Comecei uma dieta sem a ajuda de nutricionista porque eu já sabia o que tinha que comer. Queria fazer uma reeducação alimentar, mas sem deixar de comer coisas que eu gostasse. Então, incluí mais frutas e verduras e diminuí muito a quantidade de açúcar, massa, refrigerante e álcool”, conta.

Paralela à alimentação, estava a atividade física e, para começar, o jovem escolheu a caminhada na praia. “Arriscava correr às vezes e, cerca de um mês depois, eu já estava correndo de 6 a 8 km por dia”, diz satisfeito.

Porém, no início, Gutemberg lembra que teve dificuldades para se exercitar. “Minha maior superação foi em relação aos olhares dos outros enquanto eu corria na orla da praia. Mas mudei minha mente e aprendi que tenho a capacidade de fazer certas coisas”, acredita. Depois de perder 15 kg, ele decidiu entrar na academia e começou também a fazer circuito funcional na praia. “Foi aí que comecei a ter um resultado melhor”, avalia.
Eu era estressado e brigava muito com meus pais. Hoje meu relacionamento com as pessoas é muito melhor. Foi uma mudança de fora para dentro e de dentro para fora também"
Gutemberg Silva de Morais

Depois que chegou aos 79 kg, o jovem ficou muito mais vaidoso e chegou até a ser convidado para desfilar por uma agência. “Estou muito feliz. Hoje me cuido e me sinto bem quando olho no espelho. Fui de obeso a modelo!”, brinca.

Uma das mudanças mais significativas, segundo ele, foi seu humor. “Eu era estressado e brigava muito com meus pais. Hoje meu relacionamento com as pessoas é muito melhor. Foi uma mudança de fora para dentro e de dentro para fora também”, defende.

E a calça 50, que antes não servia, ficou extremamente larga. “Hoje uso camisa tamanho P e calça tamanho 40. Adoro fazer compras”, afirma o paraibano. Atualmente com 31 kg a menos e com todos os exames normais, ele ainda quer perder mais 2 kg, mas diz que o foco agora é o ganho de massa muscular. “O segredo é acreditar e não pensar nas dificuldades, porque elas vão existir. O bem-estar que eu sinto hoje não tem preço. Com força de vontade, é possível ter uma vida nova”,"

Fonte e Imagem: G1.globo.com