Mais cedo e com mais doses
27/02/2013
Mais cedo e com mais doses
Brasília – O Ministério da Saúde atendeu o pedido dos Estados do sul do Brasil: a campanha de vacinação contra a gripe A vai começar três semanas mais cedo e com aumento no número de doses.
Em 2013, a imunização em todo o país irá de 15 a 26 de abril.
Com a decisão, o Rio Grande do Sul abrirá a campanha com 3,135 milhões de doses disponíveis, cerca de 1,2 milhão a mais em relação ao que recebeu no ano passado, quando Estado registrou 67 mortes por gripe A.
O Ministério da Saúde acertou as datas da mobilização e o reforço na vacina em uma reunião realizada ontem, em Brasília.
Desde novembro, os secretários de Saúde de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, Estados mais afetados pela doença, pediam as mudanças na estratégia de combate ao vírus H1N1.
Presente no encontro, o secretário de Saúde gaúcho, Ciro Simoni, comemorou a medida. Em 2012, a campanha teve início no dia 5 de maio, sendo que no mesmo mês o Estado já registrava os primeiros casos da doença.
– A vacina leva cerca de 20 dias para alcançar o ápice da imunização. Com a antecipação, daremos uma cobertura maior. Quando chegar maio, um maior número de pessoas estará vacinado – explica o secretário gaúcho.
No ano passado, o Rio Grande do Sul abriu a campanha com cerca de 1,9 milhão de doses disponíveis, número que alcançou os 3 milhões com a alta no índice de infectados e de vítimas do H1N1.
No ano de 2013, com o reforço no começo da imunização, o número de vacinas ampliará os grupos de riscos a serem imunizados na rede pública.
Simoni informa que doentes crônicos e mulheres até 40 dias após o parto também receberão as primeiras doses, ao lado de pessoas acima de 60 anos, de crianças de seis meses e menores de dois anos de idade, de gestantes, de profissionais da saúde e de indígenas.
Fonte: Clicrbs.com
Imagem: Isaude.net