![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem3230_2.jpg)
Justiça manda Ministério da Saúde contratar 122 enfermeiros para o Hospital do Andaraí
15/09/2012
Justiça manda Ministério da Saúde contratar 122 enfermeiros para o Hospital do Andaraí
Rio - O Tribunal Regional Federal (TRF) do Rio de Janeiro determinou que o Ministério da Saúde contrate em 90 dias 122 enfermeiros para o Hospital Federal do Andaraí. A 12ª Vara da corte concedeu liminar em ação civil impetrada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ). Foi estipulada multa de R$ 10 mil por dia de atraso.
Na liminar, o TRF autorizou a prorrogação de contratos temporários e a renovação dos que venceram a partir de junho. Mas rejeitou pedido de contratação de técnicos e auxiliares de enfermagem. Considerou que o número de profissionais é suficiente para as necessidades do Hospital do Andaraí.
O presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus Silva, disse que, além da contratação de pessoal, há outras necessidades urgentes no HFA. "São necessárias obras estruturais, como troca do telhado do prédio principal", contou.
MUDANÇA CRITICADA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi criticada por associações de enfermeiros por ter aumentado de oito para 10 o número máximo de leitos por enfermeiros em unidades de terapia intensiva. A mudança, alegam representantes dos trabalhadores, poderia aumentar os riscos de morte de internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Isso aumentaria em 7% o número de mortes em leitos de UTI", disse Márcia Krempel, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Fonte: Cofen.empauta.com
Imagem: Odia.ig.com
Segundo ela, a principal preocupação é evitar desgastes para os profissionais, pois é muito difícil atuar em ambientes críticos, com reflexos no atendimento. Pedido de revisão da medida será apresentado na próxima reunião do Conselho Nacional de Saúde.