Insulina brasileira
12/04/2013
"Insulina brasileira
» ZULMIRA FURBINO
A presidente Dilma Rousseff assinará na terça-feira, em Belo Horizonte, um termo de cooperação entre o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o laboratório privado Biomm Techonology. Com isso, o estado de Minas Gerais vai voltar a produzir insulina e cristal de insulina. Hoje, o mercado brasileiro é atendido com o produto importado pela multinacional Novo Nordisk, que comprou a antiga fabricante brasileira do hormônio, a Biobrás, em 2002.
A Biomm, criada por acionistas da Biobrás em 2001, detém tecnologia para fabricar insulina humana recombinante, que usa micro-organismos geneticamente modificados para obter cristais de insulina, princípio ativo do medicamento injetável. Em outubro do ano passado, o laboratório anunciou que vai investir R$ 330 milhões na construção de uma unidade em Nova Lima, na Grande BH, para fabricar a insulina humana recombinante, produto patenteado no Brasil, na Europa, na América do Norte e na Ásia.
De acordo com Hayne Felipe da Silva, diretor do laboratório Farmanguinhos, da Fiocruz, a produção no município mineiro vai atender 50% do mercado público de insulina no país. Estudos do Ministério da Saúde indicam que 7,6 milhões de brasileiros têm diabetes. Desse universo, cerca de 900 mil dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para a obtenção do medicamento."
Fonte: Cofen.com
Imagem: Businessreviewbrasil.com