Imip inaugura Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama
25/05/2013
"Imip inaugura Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama
O novo espaço é uma parceria com o Instituto Avon. Investimento de R$ 2,6 milhões vai permitir triplicar o número de mamografias
Um dia após o início do cumprimento da lei que determina que pacientes com câncer deverão iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico, o Instituto de Medicina Integrada Professor Fernandes Figueira (Imip) abre nesta sexta-feira (24) seu Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama. O novo espaço, que não funcionará no Imip, mas em uma casa na Ilha do Leite, foi inaugurada durante esta manhã pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o governador Eduardo Campos e vai permitir que o hospital triplique seu número de mamografias realizadas por mês.
O centro é uma parceria do Imip com o Instituto Avon. O investimento é de R$ 2,6 milhões na reforma do espaço e compra de novos equipamentos. O secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e a embaixadora da campanha contra o câncer de mama do Instituto, Luíza Brunet também estavam presentes na inauguração desta manhã.
Com 500 m², o novo espaço passa a funcionar em uma casa na Rua Francisco Alves, na Ilha do Leite. “Através desse novo serviço, o Imip pretende reduzir em 30% o índice de mortalidade por câncer de mama das pacientes atendidas pelo serviço”, disse o diretor-executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani.
A partir desta sexta, o hospital poderá realizar 3.750 mamografias mensalmente e receber 40 pacientes diariamente para triagem. Com a nova ala, a instituição espera reduzir pela metade o tempo de espera para a confirmação diagnóstica e o início do tratamento.Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que 53 mil novos casos ainda são diagnosticados todo ano.
Na ocasião da inauguração, o ministro enfatizou o cumprimento da nova lei do SUS e ressaltou que o sistema é responsável por 97% dos tratamentos de quimioterapia realizados no País. Padilha disse também que o objetivo do Ministério é ampliar o número de médicos e os centros de serviço de radioterapia. Eduardo chamou a atenção para a necessidade dos municípios de encaminhar as mulheres para que elas realizem exames preventivos.
Pernambuco tem uma taxa de 46,88 casos para cada 100 mil habitantes – ou 2.190 casos por ano. Dentre os novos equipamentos, estão mamógrafos mais modernos como o de comando simples (para o exame preventivo e diagnóstico precoce do câncer de mama) e outro com estereotaxia – técnica que identifica a posição exata do tumor para a realização de biópsia e/ou retirada dele de forma precisa em 3D."
Fonte e Imagem: Jconline.ne10.uol.com