Imagens mostram como foi cirurgia em menina que engoliu prego no RS
22/07/2013
"Imagens mostram como foi cirurgia em menina que engoliu prego no RS
Dominique passou por um procedimento de fibrobroncoscopia na capital.
Objeto estava preso no canal respiratório, com a ponta para cima.
Uma família de Erechim, na Região Norte do Rio Grande do Sul, passou por um susto quando uma das filhas engoliu um prego. Com intervenção da Justiça, a retirada do objeto foi feita no Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, na última quarta-feira (17). Dominique passou por uma fibrobroncoscopia, procedimento em que o paciente é sedado e um tubo é colocado nas vias respiratórias, como mostram as imagens obtidas com exclusividade pelo Teledomingo, da RBS TV (confira no vídeo ao lado).
O objeto ficou preso no canal respiratório, com a ponta para cima, por sorte. Com uma pinça e uma micro-câmera, os médicos chegaram até o prego, o capturaram e o retiraram. A menina teve alta no mesmo dia.
“O procedimento é simples, e não houve intercorrência. Se coloca um instrumento pela boca da criança e depois, com uma pinça, se extrai o corpo estranho. O objeto tem que ser retirado assim que for diagnosticado, para que não ocorra uma piora no quadro clínico. A princípio, pelo tempo e pelo tipo de objeto, no caso dela as sequelas são mínimas”, explica o cirurgião toráxico, Cristiano Feijó Andrade.
Segundo o Ministério da Saúde, o engasgamento é um dos acidentes domésticos mais comuns envolvendo crianças. “Eu fiquei com muito medo, porque ela já veio meio roxinha. Tentamos colocar a mão na boca para ver se tinha algo, e ela fechou a boca. Aí demos tapinhas nas costas”, conta o pai da menina, o motorista Antônio Miguel de Oliveira.
saiba mais
Criança que engoliu prego recebe alta de hospital em Porto Alegre
Menina que engoliu prego passa por cirurgia e está bem, diz hospital
Menina de dois anos que engoliu prego é transferida para Porto Alegre
'Ela já veio roxinha', diz pai de criança de dois anos que engoliu prego no RS
Criança de dois anos é internada após engolir prego em Erechim, RS
Tudo aconteceu quando a criança brincava com a irmã gêmea. Como a pequena Dominique continuou engasgada, o instinto dos pais foi ir para o hospital. Foram minutos de aflição até que um exame de raio-x mostrou o que ela tinha aspirado: um prego de 3 centímetros. Entretanto, a remoção só poderia ser feita em um hospital da capital, onde não havia vaga.
“Eu estava preocupado que o prego perfurasse o pulmão da menina. Aí fui no Ministério Público e entrei com uma ação”, conta Oliveira. Foram mais três dias de uma espera que parecia não acabar, até a decisão da Justiça da transferência.
De volta pra casa, a única recomendação dos médicos para Dominique é em relação à alimentação, que agora deve ser um pouco mais líquida. Ela já está liberada para brincar e levar uma vida normal para uma menina de 2 anos.
Entretanto, a atenção foi redobrada com as gêmeas. Objetos pequenos foram guardados em lugares altos, e pregos e parafusos não existem mais no local.
“É muita sorte. É como o médico disse, ela nasceu de novo”, diz a mãe da menina, a dona de casa Marinês Marizete Gnick.
Para não contar apenas a sorte, os pais precisam agir rápido. Em casos de engasgamento, os minutos são preciosos para salvar a vida. A orientação é ligar para os bombeiros, no telefone 193 ou para a Samu, no 192. Entretanto, uma manobra simples deve ser feita em casa, enquanto aguarda o socorro.
Veja como foi o procedimento de retirada do prego da menina de dois anos (Foto: Reprodução/RBS TV)Após o susto, prego virou amuleto na família
(Foto: Reprodução/RBS TV)
“É preciso sempre posicionar de bruços, segurar com as mãos a cabeça da criança junto ao queixo, abrir um pouquinho a boca e na região escapular dar pancadinhas leves, não muito fortes para não lesionar. Isso é fácil de fazer e salva vidas”, explica um bombeiro.
Depois do susto na casa da família Oliveira, o objeto virou amuleto. “O pote com o prego vai ser guardado para quando ela crescer a gente mostrar”, diz o pai."
Fonte e Imagem: Oglobo.com