Idec passa por reestruturação e estabelece o setor de saúde como foco de sua atuação
05/05/2013
"Idec passa por reestruturação e estabelece o setor de saúde como foco de sua atuação
Redução de receitas levou entidade a demitir dez profissionais em abril
LUCIANA CASEMIRO
lucianac@oglobo.com.br
Reestruturar para voltar a crescer.
Esse é o projeto que o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) está começando a colocar em prática. Devido à redução de receitas provenientes de execuções de ações relativas a reajustes de contas de poupança durante os planos econômicos, desde 2011 a entidade vinha planejando sua reestruturação. Esse processo levou, em abril, à demissão de dez profissionais, incluindo o coordenador executivo do instituto, Fulvio Giannella Junior, e duas gerentes. Para esse momento de transição, o conselho diretor do Idec nomeou Carlota Aquino Costa, gerente de Desenvolvimento Organizacional, com cerca de 17 anos de casa, como coordenadora executiva interina, a partir de hoje.
Nessa nova fase, o setor de saúde, o mais reclamado no ranking do instituto, ganhará mais relevância, diz Marilena Lazzarini, uma das fundadoras da entidade e presidente do conselho: - Vamos olhar a saúde como a questão orgânica, não apenas do ponto de vista dos planos de saúde, mas também a outra face da moeda, que é a saúde pública. Também pretendemos crescer a pauta em temas como nutrição e obesidade, sem deixar de lado temas como telecomunicação, serviços financeiros e internet.
EM BUSCA DO EQUILÍBRIO Um grupo interino de coordenação, presidido por Marilena, com a participação de Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico, e de Silvia Vignola, assessora institucional, apoiará Carlota nesse período. O conselho, com colaboração dos funcionários, formula o perfil do novo coordenador para dar início ao processo de seleção.
- No início deste ano, tomamos a decisão de fazer um corte mais drástico onde era possível cortar, sem comprometer as principais atividades do Idec. Além disso, estamos revendo processos que vão melhorar o atendimento aos nossos associados. Estamos reorganizando a operação internamente - explica Marilena que, assim como Silvia, está trabalhando voluntariamente na coordenação de algumas áreas do instituto.
O atendimento ao associado será outra prioridade da entidade que já está revisando processos para melhorar o relacionamento com esse grupo de consumidores: - O Idec é uma organização voltada à política pública no âmbito coletivo, mas a sustentação do instituto é prioritariamente pela colaboração do associado.
Queremos equilibrar os dois pratos dessa balança."
Fonte: Cofen.com
Imagem: Idec.org.br