Hospital de campanha contra a dengue
01/05/2013
"Hospital de campanha contra a dengue
» SHEILA OLIVEIRA
Na próxima quinta-feira, a partir das 9h, começa o atendimento aos pacientes diagnosticados com dengue em um hospital de campanha instalado no estacionamento do Hospital Regional de Brazlândia (HRB). O anúncio feito ontem pela secretário de Saúde, Rafael Barbosa, visa diminuir a demanda de moradores do Entorno, principalmente de Águas Lindas.
De acordo com o governo de Goiás, mais de 100 mil casos de dengue foram registrados em 2013 em Águas Lindas, 60% a mais que no mesmo período do ano passado. A maioria desses pacientes procuram os hospitais do DF para garantir atendimento. Nos últimos dias, 90% dos atendimentos registrados no HRB são de moradores de municípios goianos. Desse total, praticamente 100% apresentaram sintomas da doença.
De janeiro a março, a Secretaria de Saúde registrou aumento de 12% na demanda de atendimentos da enfermidade em Brazlândia, correspondente a 1,1 mil casos este ano. %u201CMais de 80% desses diagnósticos são de pessoas vindas do Entorno. O Hospital Regional de Brazlândia já atendeu, desde o ano passado, 500 mil pessoas com dengue, sendo que a população local é de 100 mil%u201D, disse Barbosa.
Com o hospital de campanha, os pacientes com suspeita da doença devem passar pelo teste rápido e os casos com resultado positivo serão encaminhados imediatamente para tratamento. %u201CDessa forma, vamos liberar o atendimento clínico que, hoje, recebe 250 pacientes, sendo que a capacidade é de 150 pessoas por dia%u201D, explica o secretário de Saúde. Os pacientes contarão com uma estrutura semelhante à apresentada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na simulação de emergência em grandes eventos, feita em março, no Ginásio Nilson Nelson, em estrutura cedida pelo Ministério da Saúde.
O atendimento na unidade ocorrerá das 7h às 22h e será feito por três médicos do Samu, além de dois enfermeiros e de seis técnicos de enfermagem do Hospital de Brazlândia. A previsão da SES-DF é de que o novo posto permaneça no estacionamento do HRB por até 15 dias.
Segundo Rafael Barbosa, a instalação de um hospital de campanha é a solução para uma epidemia da dengue do estado vizinho. %u201CDesde o início do governo Agnelo, propomos um trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde de Goiás para evitar o aumento da demanda nas unidades de saúde do DF, mas, até agora, nada foi feito%u201D, disse. %u201CMesmo sem uma solução não vamos deixar de propiciar atendimento digno aos pacientes do Entorno%u201D, afirmou o secretário do DF.
Risco 1,1 mil
Total de casos de dengue notificados em Brazlândia em 2013 860
Quantidade de pacientes oriundos do Entorno 5%
Porcentagem das pessoas diagnosticadas com dengue que necessitaram de internação 7h às 22h
Horário de funcionamento do Hospital de Campanha, em Brazlândia"
Fonte: Cofen.com
Imagem: I1.r7.com