Hospital ameaça cancelar serviço de emergência
18/04/2013
"Hospital ameaça cancelar serviço de emergência
BRUSQUE - Diretoria e corpo clínico do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, de Brusque, mais conhecido como Hospital Azambuja, reuniram-se ontem com representantes da prefeitura e do Conselho Municipal de Saúde. O objetivo foi buscar soluções para evitar o fechamento do Pronto-socorro. No dia 9 de abril, o hospital notificou extrajudicialmente o Fundo Municipal de Saúde para informar que, em 60 dias, não seriam mais feitos atendimentos de urgência e emergência. A decisão foi baseada na falta de condições financeiras da unidade.
Em nota oficial, a prefeitura afirmou que prevaleceu na reunião o sentimento de manutenção dos atendimentos. Segundo o texto, durante o encontro, o grupo elencou 10 propostas. Entre elas, a solicitação de contribuição do Governo do Estado e a reclassificação do hospital junto ao Ministério da Saúde, passando de média para alta complexidade, o que aumentaria os repasses federais. Também será solicitado apoio dos municípios da região, que somam cerca de 20% dos atendimentos.
De acordo com o advogado do hospital, Juarez Piva não houve acordo na reunião e, atualmente, o hospital não tem condições de arcar com os custos dos atendimentos. Para ele, enquanto não houver o aumento dos repasses, a notificação para o fechamento do Pronto-socorro continua em vigência. Uma nova reunião foi marcada para o dia 29 de abril. A meta é avaliar os encaminhamentos propostos. O hospital não confirma a participação no encontro."
Fonte: Cofen.com
Imagem: Diariocatarinense.rbsdirect.com