Hora de mudar a rotina
08/04/2013
"Hora de mudar a rotina
Centenas de pessoas andaram da Praça Floriano Peixoto até a Praça da Liberdade, mais de dois quilômetros (Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Em BH, moradores e autoridades fizeram caminhada para incentivar adoção de hábitos saudáveis. Abaixo-assinado pede aumento de repasse de verbas da União para a saúde
Sandra Kiefer
Alongamentos, uma caminhada de 2,4 quilômetros e a promessa de uma alimentação saudável. Para incentivar que os mineiros passem a se preocupar mais com a saúde e deixem o sedentarismo, autoridades municipais e estaduais foram ontem a pé da Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia, até a Praça da Liberdade. Comemorando o Dia Mundial da Saúde, depois de uma sessão de alongamentos, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, preconizou uma mudança para um estilo de vida mais saudável, incluindo exercícios físicos e ingestão de alimentos mais naturais.
Ele aproveitou para cobrar da União mais recursos públicos para o setor na capital, cidade que se encontra em meio a uma epidemia de dengue e ao programa de enfrentamento do crack. "O custeio da saúde é muito alto porque os procedimentos tecnológicos e os medicamentos são cada vez mais caros. O município gasta 15% das receitas brutas correntes com a saúde e os estados, 12%. O governo federal deve fazer um esforço para manter uma participação fixa do orçamento para a saúde", defendeu o prefeito.
Nos últimos 30 dias, Belo Horizonte aderiu à campanha de arrecadação de 1 mil assinaturas diárias em prol da criação de projeto de iniciativa popular sobre o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira. Pela legislação atual, não há um percentual fixo obrigatório, mas ele gira em torno de 6%. Atingiu 49.482 assinaturas, acima da meta esperada de 30 mil nomes. Ao todo, Minas Gerais já coletou cerca de 400 mil assinaturas, segundo o deputado Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Minas, também presente no evento. É necessário chegar a 1,5 milhão de assinaturas de cinco estados para aprovação do projeto.
UPAS Após a caminhada, foram anunciadas a construção de três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na cidade, com funcionamento 24 horas, nas regiões Leste, Norte e Noroeste. Na ocasião, o secretário nacional de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, entregou 16 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Dois desses veículos vão ampliar a atual frota da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que hoje tem 29 ambulâncias, e os demais serão para renovação dos carros já disponíveis.
Quem tirou a manhã de domingo para passear na Praça da Liberdade pôde atualizar o peso, medir a pressão arterial e a glicemia e ainda tirar dúvidas sobre nutrição nos estandes montados ao longo do corredor das palmeiras-imperiais. Para descontrair, era oferecida água aos participantes, além de espetáculos de batuque e banda. Foi assinado também termo de cooperação técnica com a Defensoria Pública de Minas garantindo a realização de 800 mamografias gratuitas em mulheres de 45 a 69 anos que não tiverem feito o exame no ano passado.
10 dicas para uma vida mais saudável» Coma feijão com arroz todos os dias. O prato é uma combinação completa de proteínas
» Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes,aves, peixes ou ovos.
Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves » Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleosvegetais, azeite, manteiga e margarina » Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos,biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas » Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa » Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia » Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e cigarro » Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições » Inclua seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos e raízes nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural » Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras e três porções ou mais de frutasFonte: Guia da Alimentação Saudável - Ministério da Saúde"
Fonte e Imagem: Cofen.com