Governo fará auditoria em hospitais que recebem verbas do Estado
20/04/2013
"Governo fará auditoria em hospitais que recebem verbas do Estado
FLORIANÓPOLIS - Na mesma semana em que eclode mais uma crise no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, o governo anuncia uma devassa nos gastos com saúde pública. Uma empresa da Alemanha, especializada em consultoria estratégica, foi contratada para mapear onde está sendo aplicado o dinheiro repassado aos 14 hospitais administrados pelo Estado. Com a entrega do resultado, que tem previsão para daqui 90 dias, a promessa é de haja uma reestruturação do setor.
Nos bastidores, a informação é de que o governo quer mostrar que os problemas na saúde pública ocorrem por ineficiência de gestão e não por falta de verba. Não se sabe se por coincidência, mas o falatório surgiu pouco antes de o diretor do Joana de Gusmão, o pediatra Roberto Morais, ser exonerado do cargo. Ele colocou a vaga à disposição na tarde de quinta-feira, depois de passar o dia se explicando sobre os quatro casos de contaminação por uma bactéria resistente, com uma morte já registrada. Uma criança morreu e outras três permanecem internadas por acinetobacter.
A mesma instituição é também alvo de problemas administrativos. A crise se arrasta desde o início das obras no centro cirúrgico e na Unidade de Terapia Intensiva, em 2010.
Nova UTI do hospital infantil foi inaugurada este mês
A nova UTI do hospital, com oito leitos, foi inaugurada dia 1º de abril e o centro de cirurgias ainda permanece em obras. No último pronunciamento como diretor do hospital, Morais atribuiu os problemas ao entrave burocrático do modelo atual de administração, que considerou como ruim e demorado.
Dalmo de Oliveira, secretário de Saúde, se esquiva dos porquês da exoneração. Segundo ele, trata-se de uma decisão pessoal, que foi motivada pelo desgaste no cargo e nega qualquer relação com a auditoria externa que está sendo realizada pela empresa contratada.
O diferencial dessa consultoria é que além de apontar as falhas vai nos mostrar a solução dos problemas. É um processo de reestruturação que visa somente melhorias para a saúde pública assegura Oliveira."
Fonte: Cofen.com
Imagem: 4.bp.blogspot.com