![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem3169_2.jpg)
Governo dos Açores alarga 'Enfermeiro de Família' ao Faial
10/09/2012
Governo dos Açores alarga 'Enfermeiro de Família' ao Faial
10/09/2012 - 09:31
O Governo dos Açores anunciou no sábado que vai alargar o projecto-piloto do Enfermeiro de Família à ilha do Faial, estimando que este serviço, inédito a nível nacional, entre em funcionamento naquela ilha em 2013, avança a agência Lusa.
"Vamos começar no Faial porque tem uma realidade diferente da que existe no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo", afirmou Miguel Correia, secretário regional da Saúde, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Sousa, para fazer um balanço desta iniciativa.
O projecto-piloto do Enfermeiro de Família arrancou em 2010 no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, na costa sul da ilha de S. Miguel, envolvendo 12 enfermeiros, que realizaram milhares de consultas em saúde materna, infantil, de adultos e de planeamento familiar.
Miguel Correia considerou que a população teve "ganhos de saúde" com este projecto, frisando que "mais de 90 por cento dos inquiridos demonstraram satisfação com os cuidados prestados pelos enfermeiros de família", profissionais que "não substituem os médicos de família".
"O que este balanço permite é suportar a decisão de implementar já o Enfermeiro de Família também no Faial e consolidar a experiência em S. Miguel, definindo um cronograma para a sua implementação nas outras unidades de saúde", afirmou.
Por seu lado, Germano Sousa afirmou que a Ordem dos Enfermeiros está a trabalhar com o Ministério da Saúde para criar projectos nacionais de Enfermeiro de Família, tendo como referência a iniciativa em curso nos Açores, que teve um suporte legislativo na sua base.
"O ministro já se comprometeu a criar um grupo de trabalho para que, até ao fim do ano, exista legislação que crie o Enfermeiro de Família enquanto metodologia de trabalho", afirmou o bastonário.
Serviço Regional de Saúde com 100 novos enfermeiros este ano
O secretário regional da Saúde dos Açores anunciou no domingo que ao longo deste ano serão contratados pelo Serviço Regional de Saúde (SRS) cem novos enfermeiros que vão substituir profissionais aposentados e permitir a redução da prática de trabalho extraordinário.
Para Miguel Correia, esse volume de contratações constitui um indicador de que "continua a haver oportunidades de emprego no SRS" de Açores, apesar de o arquipélago ser a região do país com mais enfermeiros por cada mil habitantes.
Em declarações à agência Lusa na cerimónia de entrega de títulos profissionais a 67 novos enfermeiros formados nas ilhas, o secretário regional da Saúde apontou também os programas de apoio a estágios Estagiar U e Estagiar L como instrumentos importantes para uma "rápida integração" dos profissionais de enfermagem no mercado de trabalho.
Segundo o responsável, nos últimos cinco anos o número de enfermeiros do SRS aumentou 16 por cento, de 1.200 para 1.400.
De acordo com Miguel Correia, esse crescimento ficou a dever-se, sobretudo, à substituição de trabalho extraordinário por novas contratações, no quadro de uma estratégia que se vai manter.
Fonte: Rcmpharma.com
Imagem: Rcmpharma.com