![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem2698_2.jpg)
Governo decide pressionar reitores a retomar aulas
27/07/2012
27/07/2012-06h00
Governo decide pressionar reitores a retomar aulas
VALDO CRUZ
FLAVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA
O governo pressionará os reitores das universidades federais a retomar as aulas em agosto, pondo fim à greve que já dura mais de dois meses.
Segundo a Folha apurou, o principal instrumento de pressão será a possibilidade de eles sofrerem uma ação de improbidade administrativa por manter o pagamento do salário dos professores que estão em greve.
A folha de ponto encaminhada por eles ao Ministério do Planejamento não expôs o cenário de paralisação nas instituições -57 das 59 universidades estão sem aulas.
Para a pasta, o cenário é de uma "greve remunerada", o que é visto como inaceitável. O governo espera resposta dos sindicatos e acredita na volta ao trabalho. Se isso não ocorrer, a hipótese de entrar com ação de improbidade administrativa contra os reitores será analisada.
Na avaliação da AGU (Advocacia-Geral da União), a decisão dos reitores das universidades de não cortar o ponto dos professores configura ato passível de ação de improbidade administrativa.
Apesar de terem autonomia administrativa, os reitores têm, segundo o órgão, a responsabilidade de evitar prejuízos ao erário público -o que estaria acontecendo com a manutenção do pagamento de professores.
Fonte: Folha.com
Imagem: Blogdofavre.ig.com