Governador inaugura hospital de campanha
03/05/2013
"Governador inaugura hospital de campanha
A estrutura cedida pelo Ministério da Saúde funciona em Brazlândia
COMBATE À DENGUE
ARTHUR PAGANINI
Começou a funcionar ontem o hospital de campanha montado pelo Governo do Distrito Federal no estacionamento do Hospital Regional de Brazlândia. Segundo o GDF, a medida é emergencial e serve para atender a grande procura de moradores do Entorno por tratamento contra a dengue. Nas últimas semanas, o pronto-socorro da unidade, que tem capacidade para atender 150 pacientes, passou a registrar 220 atendimentos diários na emergência. Do total excedido, 90% dos casos vieram de pessoas das cidades vizinhas ao DF, especialmente Águas Lindas.
O hospital de campanha conta com estrutura cedida pelo Ministério da Saúde, que atendeu o pedido do governador do DF, Agnelo Queiroz, para a instalação do equipamento. A estrutura pertence à Força Nacional de Saúde, que atende catástrofes, emergências e situações de risco. Ela funciona diariamente, das 7h às 22h. Há enfermeiros e técnicos da rede pública e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Prestaremos o atendimento que for necessário a quem procurar a rede pública. Por isso, pedimos o apoio do governo federal para dar cabo dessa demanda”, afirmou Agnelo, durante visita ao local, ontem pela manhã.
Desde 15 de março, 1,1 mil pessoas receberam assistência contra a dengue no Hospital de Brazlândia, sendo que 80% eram de moradores do Entorno. Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a expectativa é de que o hospital provisório funcione 15 dias. “Se houver a necessidade de permanecer por mais tempo, nós continuaremos. Só sairemos daqui quando a situação for de tranquilidade e com o funcionamento normal de nossa emergência”, informou.
Creas
Ainda na manhã de ontem, o governo local inaugurou o nono Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Distrito Federal, em Samambaia. A unidade presta atendimento a famílias e a indivíduos que vivenciaram situações de violação de direitos, como abusos, discriminação e violência. A nova estrutura começa a funcionar com 478 famílias cadastradas e 17 servidores, entre psicólogos, assistentes e agentes sociais. “Esse é um marco em nossa política de assistência social e de combate à discriminação e à violência. Com esse instrumento, esperamos interromper transgressões e fortalecer os laços familiares”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel. A unidade funciona na QR 408, Conjunto 1, Lote 1. E atenderá a população das 8h às 18h."
Fonte e Imagem: Cofen.com