Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Gelson alerta: “defasagem salarial da Enfermagem causa evasão profissional e prejudica a assistência a saúde”

03/09/2014

Solução seria a criação de Piso Salarial Regional para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem até a aprovação do Nacional

“Ano após ano, os profissionais de Enfermagem lutam por melhores condições de trabalho. A categoria, que desempenha um papel essencial na promoção da saúde, precisa muitas vezes fazer greve para que as reivindicações sejam ouvidas. Isso mesmo: ouvidas, porque ao final das manifestações poucos dos itens em pauta são atendidos pelos empregadores. O resultado de tanto descaso com a categoria é uma rotina de trabalho exaustiva com dois, três empregos e baixíssimos salários, situação que evolui em vários casos para a evasão profissional”.

O alerta sobre a realidade da Enfermagem em Santa Catarina foi feito pelo candidato a Deputado Estadual Gelson Albuquerque (PSB 40140) em reunião com profissionais de Enfermagem nas cidades de Santa Cecília, Caçador, Videira, Fraiburgo, Monte Castelo, Joaçaba e Chapecó. Nos encontros realizados na semana passada, o Enfermeiro Gelson Albuquerque apresentou suas propostas como candidato a Deputado Estadual para valorização da categoria. “Os ajustes salariais propostos e firmados em Acordos Coletivos têm sido menores do que o mercado pratica e isto está rebaixando os salários da Enfermagem. É necessário aprovarmos um piso salarial regional para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, que garanta o poder de compra e enfrente o rebaixamento salarial que está sendo praticado por instituições de saúde que só almejam o lucro em detrimento ao bem-estar dos profissionais”, defendeu Gelson Albuquerque.

O candidato citou que em outros Estados o Piso Salarial para os profissionais de Enfermagem, como o Rio de Janeiro, já é uma realidade, proposta por uma Enfermeira comprometida com a categoria. “Estabelecer o Piso Salarial Regional é uma alternativa viável para que os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem recebam um salário digno até que o Piso Salarial Nacional (PL 4924/2009) se torne lei”, avaliou.
Gelson Albuquerque, que é Enfermeiro e professor da UFSC, desenvolveu um projeto político focado em propostas para a saúde e para a educação.

Entre as propostas de Gelson Albuquerque estão:
• Propor políticas públicas de proteção de saúde do trabalhador, investindo em condições de trabalho para os profissionais da saúde (Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Veterinária), garantindo o quantitativo de profissionais adequados para atendimento das necessidades de saúde da população, evitando assim o fechamento de serviços e assegurando a qualidade da assistência prestada;
• Criar mecanismos para ampliar os recursos para a Educação Permanente dos Trabalhadores da Enfermagem e da Saúde, buscando estabelecê-lo enquanto uma política pública;
• Propor a criação de uma gratificação e/ou a criação de um novo indicador para ascensão funcional aos trabalhadores de nível Médio da Enfermagem que tenham concluído o curso de Graduação em Enfermagem. Isto pode colaborar para corrigir os desvios funcionais, visto que muitos destes trabalhadores executam outras atividades para aquém daquelas que estão contratados, por ter um nível de formação superior na área.

Conheça mais propostas de Gelson Albuquerque. Participe também com sugestão de propostas.